Os desacatos registados ao final da tarde deste domingo, mereceram uma nota do Núcleo Territorial de Famalicão da Iniciativa Liberal, onde pode ler-se: “O Núcleo Territorial de Famalicão do Iniciativa Liberal vem a público condenar veementes as cenas de pancadaria e violência que se desenrolaram na noite do dia 2 de outubro, na Rotunda de D. Sancho I, antes do início da partida de futebol entre o FC Famalicão e o Boavista.”
A Iniciativa Liberal demonstra a sua solidariedade para com os negócios de restauração locais que sofreram danos: quer físicos, quer psicológicos. “Assim como para com os transeuntes, que numa questão de momentos se viram envolvidos em cenas de extrema violência.” – Pode ler-se.
A mesma estrutura demonstra ainda a sua preocupação para com a crescente escalada de violência e degradação do clima no mundo do futebol, e lamenta “que isso comece a ter cada vez mais efeitos nefastos na sociedade civil.” – Lembra.
Aquela estrutura partidária deixa, ainda, um apelo para que as forças de segurança aumentem os perímetros de segurança nas áreas circundantes dos estádios de futebol, com enfoque especial para sítios que possam servir de pontos de encontro de «adeptos radicalizados» e que levem a estas situações.
Conclui, pedindo que os órgãos que tutelam e participam no futebol ajudem a reduzir o clima de tensão e adversidade que cada vez parece empurrar mais adeptos para a violência, e não para o convívio pacífico e imbuído do espírito de “fair-play”.
Comentários sobre o post