Iniciativa municipal arranca a 8 de outubro e estende-se até 2027 com debates, testemunhos e exposições sobre a evolução das autarquias.
Vila Nova de Famalicão assinala meio século de poder local democrático com o lançamento do Ciclo de Conferências “De Famalicão para o Mundo – 50 anos do Poder Local Democrático (1976-2026)”, promovido pela Câmara e Assembleia Municipal. O programa tem início já na quinta-feira, dia 8 de outubro, no Auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
A primeira sessão, agendada para as 18h30 com entrada livre, foca-se na “História dos Municípios em Portugal” e conta com a participação de Paula Pinto Costa, diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). A segunda conferência decorre a 22 de outubro, contando com o testemunho do ex-autarca Agostinho Fernandes, que liderou o município entre 1983 e 2001.
O ciclo decorre até janeiro, integrando-se num vasto programa comemorativo municipal que se prolonga até 25 de abril de 2027. Da programação destacam-se, ainda, a inauguração de um novo núcleo expositivo permanente a 12 de dezembro de 2026, aulas abertas com ex-autarcas e uma exposição itinerante dedicada à transformação do concelho nas últimas cinco décadas.
PUBLICIDADE
























Comentários sobre o post