“Novos contributos para a história industrial portuguesa” é o tema de uma iniciativa, que se integra no IV Ciclo de Conferências do Museu da Indústria Têxtil, da Bacia do Ave (MITBA).
Esse Ciclo, que inscreve 3 sessões nesse espaço museológico, tem registo para os sábados, dias 15 do corrente mês, 12 de Novembro e 3 de Dezembro próximos, a partir das 15H00. Cada uma dessas conferências incluirá uma visita guiada a um local de interesse patrimonial.
A iniciativa, que arrancará no próximo dia 15, terá como orador Mário Bruno Pastor, doutorado da Universidade Católica Portuguesa (Pólo do Porto) e membro da Associação Portuguesa para o Património Industrial, que abordará “a temática A fábrica de lanifícios de Padronelo, em Amarante (1855-2022)“. No final da sessão, haverá uma visita ao Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave.
A segunda sessão, a 12 de novembro, terá como abordagem “A indústria metalúrgica em Crestuma, Vila Nova de Gaia; A Fábrica Paiva Freixo“. Maria de Fátima Teixeira, técnica superior de História na associação cultural Amigos do Solar Condes de Resende (ASCR) – Confraria Queirosiana abordará esse tema. No programa, incluiu-se uma visita à Zona de Couros, em Guimarães.
No dia 3 de dezembro, a conferência será subordinada ao tema “A Ponte-Cais do Mexilhoeiro: marco do arranque industrial no Barreiro Oitocentista“, estando responsável pela sua apresentação Fernando da Motta, técnico superior da Câmara Municipal do Barreiro e doutorado pela Universidade de Évora e, ainda, Paulo Guimarães, professor da mesma Universidade. A derradeira visita desta edição será ao Reservatório de Água / Museu da Cidade, no Porto.
Refira-se que as sessões são abertas ao público em geral, sendo necessária inscrição prévia, gratuita, que poderá ser efetuada através do email geral@museudaindustriatextil.org ou pelo telefone 252 313 986.
PUBLICIDADE
Comentários sobre o post