A Senhora da Conceição foi venerada no feriado, dia 8, em Arnoso Santa Maria, em Famalicão. A comunidade reuniu-se na igreja, para as celebrações, organizadas pela respetiva Confraria.
Na Eucaristia da manhã, realizou-se a bênção das grávidas. Ao início da tarde, as celebrações foram presididas pelo Arcipreste, Padre Francisco Carreira e o sermão realizado pelo Padre André Azevedo.
Apesar do tempo incerto, a procissão saiu à rua com os movimentos paroquiais e a comunidade. Em representação do município esteve presente a vereadora Luísa Azevedo.
A Banda Marcial de Arnoso e a fanfarra dos escuteiros de Jesufrei acompanharam os diversos momentos do programa.
Jorge Amaral, Presidente da União de Freguesias, destaca esta festa, de cariz religioso, à Padroeira e Rainha de Portugal, tendo afirmado que “achamos essencial manter todas as tradições da nossa paróquia. Esta festa, em especial, porque é uma confraria, que tem um trabalho contínuo ao longo do ano, no qual, neste mês de dezembro, com as novenas e com as festividades, culmina o seu ano de trabalho”. O autarca nomeou, também, outras confrarias presentes na festividade: do Senhor dos Passos e do Sagrado Coração de Jesus.
“A Senhora da Conceição é uma amiga de todas as horas. Tínhamos uma promessa, já há alguns anos e, este ano, surgiu a oportunidade de cumprir a promessa e fazer o agradecimento”, afirma Ângela Amaral que, juntamente com Pedro Araújo, foram juízes da Festa. A devoção à Rainha de Portugal é, já, muito antiga.
Luísa Araújo, Responsável pela Confraria da Senhora da Conceição afirma as dificuldades em angariação de fundos, devido a vários projetos que decorreram ou estão em decurso. No entanto, os objetivos idealizados foram cumpridos.
“Fazemos a Festa da Padroeira, mas, também, fazemos uma festa dos movimentos, porque uma terra sem esses, é uma terra morta” – refere o Pároco José Pedro Novais. Para esse padre “a chuva só veio dar sinal da sua graça mesmo na parte final”.
Mas nem a chuva demoveu os paroquianos de homenagear a Imaculada Conceição, nesse dia 8.
Comentários sobre o post