A plataforma foi desenvolvida no âmbito do projeto B-Smart Famalicão.
Numa nota enviada à comunicação social, a mesma refere que é uma ferramenta de conhecimento do território, mas também da atividade da Câmara Municipal e da própria dinâmica pública e privada do concelho, promovendo a transparência e permitindo que cidadãos, associações e empresas utilizem os dados para suporte às suas atividades, com informação sistematizada sobre diferentes áreas e em diferentes perspetivas.
Na avaliação daquele sistema, foi dado como exemplo indicativo: até à 17h00 de segunda-feira, dia 17, na Av. Marechal Humberto Delgado passaram 44 mil viaturas.
“Dá-nos acesso a dados e informações que nos permitem melhorar a eficiência e apoiar o desenvolvimento de políticas públicas mais adequadas e ajustadas, promovendo a transparência e a implementação das medidas e políticas para que as pessoas beneficiem mais rapidamente daquilo que fazemos”, disse Mário Passos, classificando aquela ferramenta como importante para o território famalicense.
A plataforma trabalha e disponibiliza dados do território e dados abertos, procurando estar na vanguarda da utilização dos dados enquanto suporte à tomada de decisão não só da ação governativa municipal, como também dos cidadãos, instituições e empresas, pode ler-se na nota. “Servirá para que todos consigamos fazer mais e melhor”, disse ainda o edil.
Alberto Rodrigues da Silva, secretário de Estado da Modernização Administrativa e Digitalização, elogiou o trabalho do Município de Famalicão, apontando-o como um exemplo. A disponibilização deste Observatório “é um passo muito importante e promissor no âmbito da administração e da digitalização” que vai de encontro à Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes, que visa “transformar dados em ação, facilitando a vida das pessoas e das empresas através dos dados, numa gestão eficiente e sustentável do território”.
A plataforma pode ser consultada na aplicação Famalicão Your Place ou através do portal https://b-smart.famalicao.pt/.
Comentários sobre o post