Famalicão acolheu, entre os dias 2 a 4 de outubro, os comissários da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto e da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto com o objetivo de avaliar a candidatura do município famalicense a Cidade Europeia do Desporto em 2025.
A delegação, chefiada pelo presidente da ACES Europa, Gian Francesco Lupatelli, foi recebida na manhã do dia 2, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara, Mário Passos, que reiterou a vontade e o mérito do município para acolher esta distinção.
Ao longo dos três dias a comissão de avaliação visitou espaços desportivos e instituições e acompanhou atividades para avaliar as potencialidades da candidatura de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto 2025. Em particular, na manhã do dia 3 de outubro, a comitiva ACES visitou o Centro de Inovação e Investigação do Ensino Superior – Vale S. Cosme para dar a conhecer o programa Desporto Adaptado-Mais e melhores anos sob o lema “Desafiar o presente para vencer o futuro”. Como o Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis desenvolve as suas atividades no Complexo Desportivo Vale S. Cosme, mais precisamente na Sala de Competições de Xadrez, a comitiva ACES teve a oportunidade de conhecer a história do jovem clube famalicense, que forma jovens do xadrez famalicense desde a época desportiva 2003/2004, proporcionando aos alunos/atletas um ambiente com oportunidade para a aprendizagem do “jogo das 64 casas”.
O CX A2D fez-se representar pela Direção da Didáxis, Isabel Matos, pelo Coordenador do CX A2D, Mário Oliveira, pelo Monitor e atleta da equipa B do CX A2D, Artur Lemos, e pela equipa Campeã Distrital Escolar Infantil A 2022/2023 constituída por 5 alunos do Colégio do Ave (José António Ramos, Henrique Sampaio Fernandes, Manuel Ribeiro, Henrique Fernandes e Miguel Oliveira), pela equipa que se posicionou em 3.º lugar Infantil B 2022/2023 constituída por 4 alunos da Didáxis – Riba de Ave (Martim Machado, Hlib Doloban, Afonso Matos e Irina Oliveira), bem como, por jovens atletas de referência na vertente escolar, Pavlo P’yatkovskyy e Gil Costa (Didáxis Riba de Ave), bem como na vertente federada, José João Pinto e Francisco Silva (Colégio do Ave).
Comentários sobre o post