A V edição do Kimball – Torneio de Técnica Escutista está a decorrer desde sábado, dia 9, no Penha Centro Escutista de Guimarães. Estão reunidos aproximadamente 350 exploradores, vindos de 27 agrupamento distintos, de regiões de todos os pontos do país, para viver “uma das experiências pedagógicas mais completas e enriquecedoras”.
Em comunicado, o Corpo Nacional de Escutas, refere que o principal objetivo deste evento é utilizar a técnica escutista como ferramenta para potenciar valores e gestos. “Nesta atividade aprendemos que é importante competir e estar preparado para os desafios que nos são colocados, mas aprendemos ainda melhor que apenas trabalhando em patrulha podemos ser mais e melhores”, salienta a organização.
Estando já no terceiro dia de atividades, que terminam amanhã, foram várias as aprendizagens retiradas: “Já tivemos sol, chuva, sorrisos e lágrimas, desafios e momentos de grande partilha. Já exploramos os nós, as diferentes técnicas de comunicação, orientação em carta militar e até já apuramos os nossos dotes culinários. Mas ainda muito mais está por vir”.
Na abertura do acampamento marcou presença o Presidente da Camara de Guimarães, Domingos Bragança. O autarca, nas suas palavras, demonstrou a importância desta atividade para formar bons cidadãos. Reforçou o papel dos escuteiros na comunidade, na prática das políticas de proteção da natureza, e parabenizou todas as patrulhas que se puseram à prova.
Também o Chefe Nacional, Ivo Faria, esteve presente, que destacou o papel do Kimball a nível Nacional, e desafiou os explorares de diferentes regiões a procurarem novos amigos. Por último, esteve também o Chefe de Núcleo de Guimarães, Ernesto Machado, que partilhou com todos que o PCEG – Penha Centro Escutista de Guimarães é a casa de todos os escuteiros.
Comentários sobre o post