O CNE (Corpo Nacional de Escutas) celebrará amanhã, em Braga, o seu Centenário. No total, estarão cerca de 23 000 escuteiros de todo o país na cidade que acolheu o primeiro grupo, em Portugal.
Ao longo do dia de amanhã, sábado, acontecerão mais de 1 000 atividades, em vários pontos da cidade, “onde os participantes terão a oportunidade de participar em jogos, oficinas, concertos e diversas atividades com muita animação e diversão” – informa o CNE, em comunicado.
Ao longo do dia haverão momentos protocolares, onde se destaca a inauguração do monumento alusivo ao centenário, uma obra do escultor Paulo Neves, e o lançamento do selo do centenário por parte dos CTT.
No final do dia, após a celebração eucarística, os 23 000 participantes terão a oportunidade de participar no “Fogo de Conselho”. Devido à grande adesão às cerimónias, será o maior Fogo de Conselho que já existiu. “Um grande espetáculo de música, animação e luz, e que promete muitas surpresas interativas que levarão todos os participantes a viajar pelos últimos 100 anos da Associação” – refere a nota.
O evento contará com a presença do Presidente da Républica, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.
O programa será o seguinte:
10h00 – Lançamento do Selo do Centenário
10h00 – Início dos jogos
14h45 – Homenagem a D. Manuel Vieira de Matos (Sé de Braga)
15h30 – Inauguração do Monumento (Junto ao Arco da Porta Nova)
20h00 – Eucaristia presidida por D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga (Altice Fórum Braga)
21h30 – Festa do Centenário (Altice Fórum Braga)
Comentários sobre o post