Sem palavras ao sabermos, aqui na Redacção, que um jovem, com problemas de locomoção, foi alvo, em Famalicão, de agressão através de uma soqueira.
Aconteceu no centro da nossa Cidade, em plena luz do dia. Na cara de alguns famalicenses. O episódio teve, como presenças, 5 jovens conhecidos, entre eles o que tinha problemas motores. Eles são alunos de um estabelecimento de ensino profissional, localizado em Lousado, aqui ao lado de Famalicão.
Diga-se o que se disser, esta malta não tem perdão, pelo menos o dos homens que sabem respeitar-se, estimando-se.
Esta estirpe de jovens, sem motivação pessoal, sem educação, sem humanismo que já lhe devia ter sido incutido em contexto familiar e sem ponta de civismo não é digna de frequentar uma Escola. Antes de andar nela, na Escola, deveria ter sido educada, em casa pelos pais. A Escola não tem por missão educar (é uma disciplina subsidiária…). A Escola deve dar instrução e ministrar Cidadania…
Que gente jovem é esta que, de forma cobarde, bate em quem tem a sua mobilidade comprometida? Que gente jovem é esta que, demonstrando um primitivismo confrangedor, bate em quem não se pode defender? Que gente jovem é esta que espezinha a vida do colega, como quem bebe um copo de água gelado?
Este tipo de juventude merece correctivo que lhe acerte o passo educacional e humano, devendo ser banida da Escola, enquanto não souber ter o mínimo de educação e de cultura.
O Famalicão Canal TV lavra um protesto a esses jovens que sovaram o colega incapacitado, por causa motora. Estes valentões, que agiram, amedrontando e batendo no mais fraco e indefeso, são uns cobardes que merecem ser corrigidos com um castigo que lhes sirva de lição e jamais se lhes varre das memórias.
Ao agredido, deixamos uma palavra solidária e de amizade.
Comentários sobre o post