Seguimos o caso, como se lembram, porque nos chegou uma meia dúzia de denúncias. Como o fazem os Órgãos de Comunicação Social que se prezam, o Famalicão Canal TV deu voz aos queixosos, depois de se ter certificado sobre pormenores de alguns dos problemas levantados por esse ex-responsável pela Artave. Publicámos, depois da nossa notícia, um esclarecimento do Director-Geral, o Pe. António Valério, demonstrando que sabemos ouvir os outros e nos pautamos pela verdade.
Mais tarde, uma figura de Lisboa, através de contacto, adiantou-nos mais um ou outro dado, tendo referido que interpôs um processo contra um professor e a própria Artave. Ninguém contrapôs.
O impacto das nossas notícias, em que nunca, divulgámos o nome do visado, nem identificámos a sua profissão principal e, tão-pouco, estampámos, como outros colegas o fizeram, foto do Director suspenso, tem criado “moça” numa ou noutra pessoa.
Tentámos trazer o contraditório, mas, apesar dos nossos esforços para chegar à fala com o suspenso Director, todos se escusaram a fornecer-nos o contacto. Só, recentemente, um advogado nos ligou, percebendo-se incomodado. Temos sido ameaçados, verbalmente, de que se voltarmos ao tema, com mais informações, seremos alvo de um processo. De uma outra Instituição, que suporta a Arteve, através de uma figura do seu seio, veio o mesmo recado, em tom inflamado. Figura que meteu as mãos pelos pés e nos acusou de termos escrito o nome do visado, descoberto a sua profissão principal e publicado foto, numa grosseira falsidade, porque se enganou no nome do nosso Órgão de Comunicação Social, tendo-o confundido com outro, deste Concelho…Há quem nos tenha ligado, e são dezenas de pessoas, com razões de queixa sobrantes, a agradecer-nos o trabalho. Que fique explícito que nunca fugimos a tentar ouvir as partes. Mas há quem se entretanha, com narrativas dúbias e cheias de suspeições contra este Órgão de Comunicação Social, a dividir e a irritar, para ficar com a razão. Mas vai afirmando, para nos tentar engodar, que respeita – muito – todos Órgãos de Comunicação Social. Continuaremos abertos a escutar, mas sem ruídos de fundo ou adjacentes.
Por ora, esta novela está fechada, já vai para 3 semanas, por banda da nossa Redacção. Entretanto, desde a última publicação, já recebemos de docentes e pais, novas acusações, que estão em carteira. Este Órgão de Comunicação Social continuará a escrutinar Instituições, Entidades e todo o tipo de missão de colaboradores dessas, porque a democracia é um sistema que tem o dever de o fazer, a bem das comunidades e dos Cidadãos. Escrutinaremos quanto prejudique todos e cada um, e não concorra para uma sociedade mais justa e livre.
Comentários sobre o post