Um grupo de crianças e utentes do Centro de Dia da Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, participaram em desfolhadas, na passada sexta-feira, dia 16. As iniciativas decorreram junto ao Mosteiro da Arnoso Santa Eulália e no Centro de Apoio Comunitário da associação, em Arnoso Santa Maria.
“Para além de recriar usos e costumes do mundo rural, em tempo de colheitas, a desfolhada é pela sua natureza uma manifestação de boa vizinhança, de prática comunitária e de vivência intergeracional que deve ser preservada”, afirmou o presidente da direção, Manuel Augusto de Araújo, em declarações enviadas à redação.
Na próxima quarta feira, irá realizar-se uma outra desfolhada, no Lar “A minha casa”, “com momentos facilitadores e estimulantes da memória, convívio e alegria entre utentes e colaboradores“, revela a associação.
As desfolhadas contaram com a animação de membros dos grupos de concertinas Amigos do Rio Este e Monte de Santo André.
De referir que as atividades e iniciativas da Engenho enquadram-se no tema/projeto educativo trianual “Minha Terra, Meu Mundo”, este ano desenvolvido em torno do subtema “O Rio, a Terra e a Gente”.
Comentários sobre o post