A paróquia de Bente celebrou a festa em honra do padroeiro, Divino Salvador, nos dias 12 e 13.
No sábado, a comunidade participou na procissão de velas, que percorreu algumas ruas da freguesia.
No domingo de manhã, pelas 9h30, realizou-se a Eucaristia em honra do Divino Salvador.
Ao início da tarde, no adro da igreja daquela paróquia, ultimavam-se os tapetes de flores, uma tradição minhota, para a passagem da procissão. Enquanto isso, a atuação do Rancho Folclórico Flor do Monte animou o público que aguardava as cerimónias religiosas.
A meio da tarde, a procissão percorreu as ruas da freguesia, regressando à igreja paroquial, que contou com a presença da Presidente da União de Freguesias de Carreira e Bente e da Vereadora C.M. Famalicão, Luísa Azevedo.
Para encerramento das festas, o PROCA – Projeto Cavaquinhos, da Casa do Povo de Ruivães, animou a tarde, com músicas populares.
Augusta Ferreira, membro da comissão fabriqueira da igreja assumiu que, apesar de não ter existido festa durante alguns anos, devido à falta de uma comissão de festas, não pretendem abandonar a tradição: “O senhor padre apelou para ver se sai uma nova comissão, se haverá alguém que se queira responsabilizar e organizar uma comissão. Vamos ver!
Esperamos que sim! Que venham os jovens, porque os anos começam a andar para todos” – vincou a responsável.
“Cada um dá um bocadinho de si”, referiu Liliana Ribeiro, autarca local, sobre a ajuda que a população dá para a realização das festas. Afirmou, também, que há jovens capazes de agarrar as tradições: “eles têm que ser puxadinhos um bocadinho à força, mas eles estão cá e o facto é que a comunidade gosta de festa e estes momentos fazem falta. Vivemos três anos de pandemia e, toda a gente já sentia saudades destas festas, e acredito que sim, com o esforço de todos, vamos conseguir manter esta tradição”, concluiu, afirmando que os movimentos e a paróquia terão, quando precisarem, o apoio da junta de freguesia.
Comentários sobre o post