A abertura das comemorações dos 50 anos da fundação da Didáxis, realizou-se na sexta-feira, dia 14, para a abertura e apresentação do programa comemorativo.
O evento que contou com a presença do chefe da municipalidade famalicense, presidentes de junta do concelho de Famalicão e concelhos vizinhos.
O presidente da Direção da Didáxis, José Lopes, agradeceu a presença de Mário Passos, naquela cerimónia, “demonstra o seu compromisso com o desenvolvimento da educação e da comunidade”, começou por referir.
Lembrou o a razão pela qual a Didáxis foi fundada há 50 anos: “Contrariando as políticas de então, que limitavam a liberdade de educar, um grupo de educadores atentos, com rasgos para além do concreto, uniu-se, firmou-se nos princípios da convivência solidária e projetou o reflexo e a harmonia de fundo de uma nova atitude humana. Fundou uma Cooperativa e deu-lhe o nome – DIDÁXIS”, recordou.
O responsável da direção daquela cooperativa de ensino anunciou, ainda, o programa das comemorações do 50º Aniversário.
Mário Passos, foi convidado para debater o tema ‘alterações climáticas’, na primeira, de várias conferências, agendadas no programa daquelas comemorações. “Nós temos que (…) acreditar na ciência! Como é sabido, há os chamados negacionistas que não acreditam. Ainda existem, mesmo com tantas evidências, que existem atualmente, à cerca da realidade das alterações climáticas, ainda há quem não acredite!”, lembrou o edil, acrescentou que “se não acreditarmos, vamos fazer de conta que nada está acontecer, que nada se está a passar. E portanto, eu sou daqueles que acredito piamente, porque as evidências são muitas!”, advertiu.
De recordar que o aniversário da Didáxis é no mês de Julho, mês em que a Cooperativa foi formalmente registada.
Comentários sobre o post