Todos os escalões do FamaBasket estiveram em competição este fim de semana, entre Taça do Minho, Inter-Associaçoes e concentração de minibasquete. Envolvendo dezenas de atletas, os resultados foram “muito positivos”, como partilha a associação, e que continuam “a dar alento ao trabalho que está a ser desenvolvido”. As equipas femininas voltaram a alcançar vitórias, nesta segunda jornada da Taça do Minho.
Sábado:
Sub16Fem: CP LANHESES 48-56 FAMABASKET
Sub14Masc (Inter-Associações): FAMABASKET 61-59 VITÓRIA SC
Sub16Masc: FAMABASKET 48-64 VITÓRIA SC B
Domingo:
Mini10: Concentração em Celorico de Basto
Sub14Masc B: FAMABASKET B 48-57 ATC
Sub14Fem: BC LIMIENSE 27-46 FAMABASKET
No sábado, o escalão Sub-16 feminino deslocou-se até Lanheses, num jogo sempre muito equilibrado, mas em que o FamaBasket se foi mantendo na frente e conseguindo alcançar uma preciosa vitória (a segunda em dois jogos nesta Taça do Minho). “As jovens estão de parabéns pelo grande empenho como tem abordado esta nova competição, demonstrando uma grande evolução”, destaca a direção.
A equipa A dos Sub-14 masculinos, a contar para o inter-Associações, recebeu o Vitória SC e o jogo teve partes distintas. No primeiro período, o FamaBasket entrou melhor, ganhando vantagem, que foi mantida até ao final do período. No entanto, o Vitória reagiu muito bem, sendo sempre a equipa mais agressiva sobre a bola, ganhando a maior parte dos ressaltos e a beneficiar os sucessivos erros nas saídas para o ataque e na concretização da equipa famalicense. Desta forma, a equipa de Guimarães foi a que mais lutou e acabou por dar a volta ao jogo, mantendo-se na frente do jogo até ao final do terceiro período. No quarto período, os atletas famalicenses ainda tiveram forças e garra para conseguir dar a volta ao jogo, com forte pressão sobre o adversário, provocando o erro e lançando rápidos ataques. Passaram assim para a frente já no final do jogo, acabando por alcançar uma vitória muito difícil.
A tarde de sábado terminou com o jogo dos Sub-16 masculinos que também receberam a equipa do Vitória SC, e partiram para este jogo com algumas fragilidades. A última semana trouxe diversas lesões à equipa, não permitindo estar na sua máxima força. Apesar disso, os atletas do FamaBasket entraram confiantes e com determinação, estando na frente do jogo durante algum tempo. Contudo, no segundo período, com grande desacerto, permitiram ao adversário chegar ao intervalo com uma vantagem confortável de 14 pontos. Apesar o desgaste físico acumulado, e as poucas opções para rodar a equipa, os atletas ainda conseguiram reagir na segunda parte, reduzindo a desvantagem, mas faltou sempre alguma força anímica para chegar mais longe, não conseguindo evitar uma derrota.
No domingo de manhã, os Mini10 foram até Celorico de Basto para uma manhã de diversão e muitos jogos, defrontando a equipa de Celorico, do SC Braga e do Vitória SC. Os atletas mais novos da família FamaBasket estão de parabéns e a evolução continua a ser demonstrada nestes jogos.
A equipa B de Sub-14 masculinos recebeu a equipa do ATC, e foi com grande entusiasmo que o jogo foi abordado. Tratando-se de uma equipa em que grande parte dos atletas está a dar os primeiros passos no basquetebol, alguns deles ainda Sub-12, foi muito bom perceber que há uma grande margem de evolução. Para isso servem estes jogos, e os atletas acabaram por dar uma boa réplica à equipa do ATC, mais forte fisicamente e que demonstrou mais maturidade.
Finalmente, foi a vez da equipa feminina de Sub-14, que se deslocou a Ponte de Lima na tarde de domingo. Nos dois primeiros períodos a equipa entrou forte, com muito boa atitude, conseguindo chegar ao intervalo com uma vantagem de 28-9. No resto do jogo foi gerir a vantagem e rodar a equipa, chegando ao final com mais uma vitória nesta competição.
No próximo fim de semana, mais 6 jogos, com todas os escalões em ação e com a equipa B de Sub-14 a ter dupla jornada.
Comentários sobre o post