Os preços dos combustíveis deverão voltar a baixar já na próxima segunda-feira, conforme avança o jornal ECO. O gasóleo deverá estar 2,5 cêntimos mais barato e a gasolina dois cêntimos, de acordo com os valores sinalizados até ao fecho do mercado desta quinta-feira.
“Estes valores ainda poderão sofrer ajustamentos porque é preciso ter em conta as cotações do brent ao longo de sexta-feira, assim como a cotação do euro face ao dólar na última semana”, explica ainda o ECO.
De notar ainda que os preços serão ainda influenciados pela componente fiscal. Para ajudar a mitigar o impacto da subida dos preços dos combustíveis, o Executivo já havia criado uma fórmula, que previa uma descida do ISP idêntica à subida da receita de IVA, visando a neutralidade fiscal. Nas semanas em que o mercado internacional ditou uma descida dos preços dos combustíveis, o Executivo optou por não agravar o ISP e manter a redução em vigor. Foi exatamente isso que aconteceu esta semana: o Governo optou por manter o desconto temporário do ISP de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e 3,7 cêntimos por litro de gasolina.























Comentários sobre o post