Uma Missão empresarial da Ucrânia, representativa da Cidade de Zhytomyr, está de visita a Famalicão para, numa ação de colaboração, interpares, conhecer algumas empresas e estruturas do sector têxtil e Entidades agrícolas, estas ligadas à produção de vinhos.
“Congratulamo-nos por perceber que, na Ucrânia, não só se busca a paz como já se trabalha na preparação da reconstrução do país. Nós estamos disponíveis para partilhar conhecimento e a capacidade instalada em Famalicão e ajudar nos desafios que o povo ucraniano terá no futuro” – assinalou, em palavras, o Presidente do Município local.
Mário Passos mostrou disponibilidade, junto dessa embaixada ucraniana, para Famalicão estreitar a colaboração com Zhytromyr e equacionar uma geminação.
A embaixadora da Ucrânia em Portugal que acompanhou essa missão disse que “é muito importante projetar o futuro e é nisso que estamos focados“. Maryna Mykhailenko avaliou “o grande potencial económico do seu país, que o clima de guerra não conseguiu ainda expressar” A mesma diplomata fez-se ciente que alcançado o caminho para a paz no território, missões como esta “serão alavanca da recuperação que a Ucrânia vai necessitar“.
A referida Missão ucraniana, segundo revela a autarquia de Famalicão, integra a Vice-Presidente do Município, Svitlana Olshanska; a Diretora de Desenvolvimento Económico, Viktoriia Sychova; além de responsáveis da Associação de Municípios da Ucrânia e empresários do setor têxtil e da produção vitivinícola.
Esta missão empresarial vai realizar-se até sexta-feira com visitas a diferentes empresas, designadamente a TMG, a Riopele, a AAC Têxteis, e Casal de Ventozela e, ainda, ao Citeve, Centi e ATP, assim como a promoção de reuniões bilaterais entre um leque alargado de empresas de Famalicão e de Zhytomyr.
Comentários sobre o post