A XLIII Taça de Portugal de Xadrez é a prova mais simbólica do calendário oficial da FPX da época 2021/2022, dada a democraticidade que a caracteriza: o emparceiramento é efetuado por sorteio, com restrições, só nas primeiras eliminatórias, limitados à área geográfica, de maneira que uma equipa com pouca experiência xadrezística pode ter, aqui, a oportunidade quase única de jogar contra os mais fortes jogadores nacionais, e, em alguns casos, internacionais, já que os clubes com objetivos na área da competição contam nas suas equipas com Grandes Mestres, Mestres Internacionais, Mestres FIDE e Mestres Nacionais.
Depois de um hiato de duas épocas, 2019/2020 e 2020/2021, com esta prova cancelada devido à pandemia covid-19, o Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis é representado nesta prova com duas equipas que disputaram no passado sábado, dia 12 de fevereiro, os 1/32 avos de final.
A Equipa A do CX A2D recebeu a equipa bracarense AX Cidade Curiosa B e confirmou o seu favoritismo inicial ao vencer nos quatro tabuleiros registando-se 4-0.
O CX A2D A foi representado por Luís Romano (Capitão), João Romano, Nuno Cachada e Mário Oliveira.
A Equipa B do CX A2D recebeu a jovem e promissora equipa matosinhense EX Porto – Efanor D e, também,
assegurou a passagem aos 1/16 avos de final ao vencer por 3-1.
O CX A2D B foi representado por Luís Gonçalves, Emanuel Fernandes (Capitão), Marco Pereira e João Pedro Afonso. Ambos os encontros foram arbitrados por Rui Gil Costa. A próxima eliminatória, 1/16 avos de final, reunirá 32 equipas no dia 12 de março que aspiram à conquista da 43.ª Taça de Portugal de Xadrez. Depois da vitória estratosférica na época desportiva 2016/2017, o jovem clube famalicense continuará a trilhar o sonho, passo a passo, tendo por base a aposta na formação de jovens valores xadrezistas como é apanágio da sua
história que conta com 18 anos de existência.
Classificação da 43ª Taça de Portugal 2021/2022 aqui.
Comentários sobre o post