A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Nova de Famalicão contou, em 2022, com 412 processos de promoção e defesa, dos quais actuou em 330.
Coube às autoridades policiais, estabelecimentos de ensino e anónimos, segundo relatório dessa Entidade, a maioria das sinalizações que nela foram vertidas.
“Violência doméstica, a exposição a comportamentos que possam comprometer o bem-estar e o desenvolvimento da criança/jovem, o absentismo escolar e a negligência”, segundo uma nota de imprensa da autarquia, foram as principais ocorrências “volta a associar-se ao “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, a decorrer durante o mês de abril em todo o país”.
O mesmo comunicado adianta que, em Famalicão, a iniciativa arrancou no passado sábado, dia 1 de Abril, com a realização de uma Caminhada pelos Direitos das Crianças, promovida pela CPCJ e com o lançamento (passada 2.a f) de uma campanha de promoção dos direitos e proteção da criança e jovem em perigo, sob o lema “PARE. MUDE VIDAS”. Do programa constam, ainda, outras actividades, nomeadamente, ações de sensibilização em parceria com o Centro Escolar de Antas (18 e 20 de abril) e com a EB1 de Cabeçudos (24 e 27 de abril). O “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” termina com a construção de um Laço Humano, no dia 28 de abril, pelas 11h00, nos Paços do Concelho.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Nova de Famalicão está situada na Rua Camilo Castelo Branco, n.º 94, 1.º andar, 4760-127, Vila Nova de Famalicão. Mais informções através dos números 252 320 985 ou 911 996 678 ou do email cpcjvnfamalicao@gmail.com.
Comentários sobre o post