A Escola Básica 2/3 de Ribeirão promoveu, na manhã desta quinta-feira, a iniciativa “Jornadas das Ciências”. Inseridas no âmbito do projeto “4º ano a Crescer”, os alunos do 9º ano estiveram a receber os finalistas do Ensino Primário, para lhes transmitir conhecimentos relativos às áreas das Ciências.
Com o apoio da Continental Mabor, foram várias as atividades que os mais novos puderam ver e experimentar, em disciplinas como a Físico-Química, Matemática, Biologia ou Geologia.
Mas antes de pôr mãos à obra, houve ainda tempo para os alunos mostrarem os seus talentos, em diferentes áreas. Exemplo de Miguel Abreu, do 6º ano, que declamou um poema e cantou, ou do Tomás Machado, do 7º ano, que tocou trompa.
“Temos de nos adaptar à evolução da sociedade. A parte experimental é muito importante. É uma forma de os preparar e ajudar a escolher a área que os alunos querem para o futuro”, salientou a coordenadora do projeto Filomena Campos.
Para a responsável, esta atividade é uma forma dos alunos do 4 º ano começarem a preparar a sua qualificação e “saberem o que lhes espera, abrir os horizontes”. Por outro lado, dá aos alunos do 9º ano um novo papel de responsabilidade, que é o de serem elas a dinamizar as atividades.
Fomentar a curiosidade e desconstruir a resistência às ciências são outros objetivos que este projeto pretende responder. Dá ainda a oportunidade de aprender através da prática, uma experiência que é benéfica, de acordo com a opinião dos alunos.
Por fim, a professora Filomena Campos partilhou: “Um conselho que dou, que foi o que me deram a mim quando estava no 9º ano, é que estudem muito, para que possam ter a sorte de poder escolher a profissão na qual vão estar”.
Para o Presidente da Junta de Freguesia de Ribeirão, Leonel Rocha, foi o momento de partilhar a gratidão por ver florescer este tipo de iniciativas no âmbito escolar. Deixou ainda o incentivo para que continuem com esta dinâmica.
A Escola Básica 2/3 de Ribeirão é, para o autarca, um exemplo de “uma escola sem muros” e que se abre à comunidade. “Faz com que a escola se dê a conhecer, mostre os talentos e a potencialidade que tem”, congratulou.
A estudante Joana Oliveira era uma das muitas voluntárias, que marcou presença na organização das atividades. Considerou este projeto “muito importante para incutir nos alunos a importância das Ciências, pois ajuda a expandir os conhecimentos”.
“Vir a este projeto ajuda-os a melhorar o seu conhecimento, a ter uma forma de ver as coisas bastante diferente, aprendem de tudo. Acho que é uma forma de os preparar nesta área, em tudo o que envolve as Ciências”, acrescentou.
Revelou ainda o feedback positivo recebido por parte dos mais novos, transmitindo que estes estão a gostar da iniciativa e que demonstraram entusiasmo para as próximas atividades.
Comentários sobre o post