O Mercado das Emoções vai “contaminar”, entre amanhã e domingo próximo, a Praça D. Maria II, em Famalicão, com a presença de mais de duas dezenas de terapeutas, iniciativa que se integra no “Vai à Vila”.
Destaque para a mí(s)tica figura do Padre Fontes (publicamos um vídeo para melhor conhecimento desta personalidade, o qual está disponível para ser visionado).
António Lourenço Fontes, mais conhecido como Padre Fontes, nasceu em Cambezes do Rio, concelho de Montalegre, capital do misticismo.
Apesar de ter entrado aos 10 anos no seminário, dele saiu aos 22, tendo escrito a propósito: “o Seminário ocupou quase toda a minha juventude, não se conta em duas palavras, foi demasiado tempo. E esse fica, deixa marcas vincadas como as negras batinas dos padres que por ali se moviam. Alguns poucos quase santos, outros, talvez a maior parte, mais que diabos“.
Esta personalidade marcante da igreja e da vida portuguesa foi pároco, entre outras localidades, em Vilar de Perdizes. Fundou e dirigiu o mensário Notícias de Barroso, de 1971 a 2006. Exerceu as funções de empregado, chefe de pessoal nos Serviços Médico Sociais de Vila Real (Montalegre), de 1973 até 1990. Desempenhou as funções de Secretário do gabinete da Presidência na Câmara Municipal de Montalegre, desde 1990 a 2000, ano em que se reformou.
É o principal impulsionador do Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, (que se realiza desde 1983, atraindo curandeiros, bruxos, videntes e cartomantes) e, também, das noites das Bruxas (Sexta-feira, 13).
No alto dos seus 83 anos, vem a Famalicão para uma tertúlia sobre “Mitologia Popular, Crenças e Espiritualidade”, no próximo dia 17, sábado, pelas 21h30. Estará presente nesta tertúlia, também, Alexandre Perafita (investigador, escritor e etnógrafo português) e José Craveiro (especialista em medicina natural).
O Mercado direcionará, para a população, diversas aulas e workshops. O objetivo é “ajudar a um desenvolvimento pessoal saudável, com maior bem-estar e equilíbrio emocional, é o objetivo da iniciativa, onde estarão presentes profissionais ligados às áreas do yoga, shiatsu, musicoterapia, entre outras terapias” – informa o Município de Famalicão.
Para ter conhecimento do programa completo pode aceder ao site https://www.famalicao.pt/vai-a-vila-mercado-das-emocoes&mop=1361.
(Créditos do vídeo: Município de Montalegre; Créditos de Fotografia: Diário de Notícias)
Comentários sobre o post