A Escola Secundária Camilo Castelo Branco recebeu ontem, dia 28, a homologação para a integração na Rede Nacional de Escolas UAARE (Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola).
A instituição educativa é uma referência no concelho de Vila Nova de Famalicão, e até de concelhos vizinhos, “para receber alunos que sejam ao mesmo tempo atletas de alto rendimento e que pretendam conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva“, referiu o Município, em comunicado.
Esta classificação vai permitir que a escola disponha de um conjunto de docentes para acompanhar os alunos, gerir de forma flexível o currículo e horários, adaptando-os ao contexto de treino e de competição.
Na cerimónia, o Coordenador Nacional das Escolas UAARE, Victor Pardal, elogiou o papel do município “quando há três anos atrás, pelo agora presidente de Câmara e então vereador do desporto, nos questionou sobre o procedimento para a integração de uma destas unidades no concelho, de forma a potenciar o desenvolvimento desportivo sem que os alunos perdessem rendimento escolar“. Uma “visão estratégica” que permitiu, com a escola, criar um conjunto de condições para celebrar a homologação da candidatura.
A homologação, com data em 22 de junho de 2022, foi efetuada pelo secretário de Estado da Educação, António Leite, e pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. O Diretor da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Carlos Teixeira, deu conta que a unidade “já está a trabalhar de forma externa, e que no último ano foram 39 os alunos integrados em planos curriculares individualizados e adaptados à exigência do desporto de alta competição“. Realçou ainda o mérito do programa, pois “19 desses alunos são quadro de excelência e os restantes integram o quadro de mérito escolar“.
De salientar ainda que o Município de Vila Nova de Famalicão apoiou a candidatura da escola, equipando a sala de estudo de apoio à UAARE com cerca de 20 mil euros. A autarquia desempenha um papel de facilitador no processo, “passando a informação aos clubes e aos pais das potencialidades do projeto, que junta recursos e enquadramento legal, para facilitar a conciliação entre a prática desportiva e o aproveitamento escolar“, disse Pedro Oliveira, vereador do Desporto, secundado pelo vereador da Educação Augusto Lima que classificou a unidade «para potenciar talento».
A Escola Secundária Camilo Castelo Branco foi a melhor classificada no processo de candidatura, uma das 6 validadas para o próximo ano letivo, num total de 25 escolas em todo o país, que dispõe deste apoio a alunos que são também atletas de alta competição.
Comentários sobre o post