A Junta de Freguesia de Arnoso Santa Maria, Santa Eulália e Sezures ofereceu presentes aos alunos, desde o berçário até ao 4º ano, que frequentam os estabelecimentos de ensino da União de Freguesias. No total, foram cerca de 330 prendas distribuídas pelos mais novos, para celebrar esta quadra natalícia.
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Executivo da Junta de Freguesia e as Associações de Pais e com a Associação Engenho, que vão distribuir as lembranças pelas crianças.
As restrições devido à pandemia impossibilitaram, pelo segundo ano consecutivo, a realização da festa de Natal com os alunos. No entanto, a Junta de freguesia não quis deixar passar esta data em branco: “Habitualmente realizamos a desta de Natal, mas devido à Covid-19, que está este ano a afetar mais as crianças não vacinadas até aos 10 anos, que são o público alvo das nossas ofertas e das nossas prendas, não o podemos fazer. Na impossibilidade de poder fazer a festa vamos distribuir nas escolas as prendas”, explicou Pedro Araújo, representante da União de Freguesias.
Todos estes presentes foram adquiridas no comércio local de Vila Nova de Famalicão e vão animar, nesta época natalícia, os mais novos, que apesar de não poderem usufruir das várias atividades recebem este «miminho» neste natal.
Pedro Araújo relembrou também que a festa de Natal que costumava ocupar o Pavilhão Multiusos EB Conde de Arnoso. A animação não faltava com a presença de “palhaços, peças de teatro, pipocas, algodão doce, bifanas para os pais, a chegada do Pai Natal no trenó”, que marcavam de forma significativa esta época. Além desta atividade revelou que as crianças também demonstraram sentir falta da viagem de finalistas ao Zoo Marine, que já é também uma tradição na União de Freguesias.
Angelina Simões, representante de Sezures, destacou que era necessário “alterar aquilo que é habitual, para evitar ajuntamentos” e desta forma, a Junta decidiu “promover esta iniciativa para dar às crianças aquilo que elas estão habituadas a receber, mas ao mesmo tempo evitando juntar muitas pessoas”.
Jorge Rego, Presidente da Associação de Pais da EB Conde de Arnoso, defendeu que esta é a melhor forma de entregar as prendas às crianças e relembrou também a tradição dos anos anteriores ao covid-19, em que se realizava a festa para as crianças nas escolas: “Atualmente tem que se optar por alternativas, não há festas, mas damos uma lembrança”.
“Agradecemos à União de Freguesias. É um mimo para os meninos nesta época de natal em que eles com certeza agradecem e ficam todos contentes”, reforçou.
Ricardo Pinto, Vice-Presidente da Associação de Pais da EB Conde de Arnoso e colaborador da Junta de Freguesia, recordou que a festa de Natal “era uma atividade que dava bastante trabalho, mas dava muito gosto de fazer, pois via-se a alegria das crianças. Arranjamos esta alternativa, de continuar na mesma com a entrega dos presentes, criar alegria para as crianças”.
Numa época em que muitas famílias vivem dificuldades, Ricardo Pinto salientou também que “se calhar algumas crianças têm só este presente que será atribuído pela Junta de Freguesia e é um momento importante”
Filipa Cunha, representante da Associação de Pais da EB de Quintão e Jardim de Infância de Mosteiro, contou que é uma prática na escola todos os anos os meninos escreverem uma carta ao Pai Natal e pedirem um presente e como tal, já sabem também que “todos os anos a Associação de Pais em parceria com a Junta de Freguesia oferece uma lembrança”.
“Os meninos sabem que as coisas têm que ser feitas com cautela, que queremos manter as tradições, continuar a preservar a tradição que é o Natal. Sabem que as coisas têm que ser feitas com regras e já o ano passado cumpriram, por isso este ano também assim será”, explicou.
Comentários sobre o post