Segundo nota do Município de Vila Nova de Famalicão, atendendo ao número de ninhos existentes no concelho de Vila Nova de Famalicão, o Serviço Municipal de Proteção Civil adotou uma nova estratégia de extermínio de ninhos de vespa velutina, também conhecida como asiática. Assim, tem sido realizado “desde o início de mês de outubro, a sua destruição por inoculação de uma solução composta por um atrativo para vespas velutinas, com feromonas de agregação, desenvolvido especialmente para o efeito”.

Nesta nota pode ainda ler-se que foi possível constatar que este sistema “é mais eficaz do que a destruição por inceneração, previamente em vigor, ao permitir o extermínio de uma quantidade muito superior à verificada pelo método anterior, apenas exequível durante o período noturno”.
De salientar que, em 2021, até ao dia 13 de dezembro, foram exterminados cerca de 1340 ninhos de vespa velutina em Famalicão.
Após a inoculação do ninho, a Equipa Operacional de Proteção Civil afixa, no local, um documento a informar a concretização da mesma. Apesar da existência deste aviso de desativação dos ninhos de vespas velutinas no local, e dado continuarem visíveis, têm surgido inúmeras denúncias inexatas e a circulação de notícias falsas nas redes socias, relativas a ninhos já exterminados e sem qualquer atividade.
Pode sinalizar a existência de um ninho de vespa velutina, contactando os serviços de Proteção Civil, através do telefone 252317336 ou email protecaocivil@famalicao.pt, ou entrando em contacto com a respetiva Junta de Freguesia. Também é possível sinalizar os ninhos de vespas na plataforma .























Comentários sobre o post