Um estudo internacional da Universidade de Coimbra revelou que o cogumelo Europeu Amanita phalloides, é capaz de se reproduzir sem parceiro, na Califórnia.
O artigo científico “Invasive Californian death caps develop mushrooms unisexually and bisexually”, foi publicado na revista Nature Communications.
Com este estudo foi possível “identificar que, na Califórnia, o fungo é capaz de se reproduzir sem parceiro, auto fertilizando-se, um tipo invulgar de reprodução sexual em fungos que raramente foi observado fora do laboratório”, revela Anne Pringle da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA, coordenadora e autora sénior do estudo, explicando que “esta espécie se reproduz normalmente de forma bissexuada: as estruturas subterrâneas, o micélio, de dois indivíduos distintos compatíveis fundem-se e produzem cogumelos que contêm ADN de ambos os indivíduos”.
“A capacidade de se auto fertilizar pode ser uma vantagem quando se chega a um novo habitat onde não há parceiros compatíveis”, nota Susana C. Gonçalves. Os autores sugerem que a unissexualidade pode ajudar a explicar a rápida disseminação da espécie ao longo da Costa Oeste dos Estados Unidos.
“O próximo passo é saber se outras espécies invasoras de fungos estão a usar estratégias semelhantes na natureza”, conclui.
O artigo científico pode ser visualizado aqui.
PUBLICIDADE






















Comentários sobre o post