Lula da Silva, Presidente do Brasil e Luís Montenegro, Primeiro-ministro de Portugal, reuniram-se no dia 19, no âmbito da XIV Cimeira Brasil-Portugal.
O encontro serviu para uma avaliação conjunta do relacionamento bilateral e de temas de interesse mútuo da agenda internacional.
As celebrações, em 2025, do Bicentenário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, reafirmaram a amizade permanente que une os dois países, ancorada em sólidos laços históricos, culturais, políticos, econômicos e sociais e em compromissos compartilhados com valores democráticos, o desenvolvimento sustentável inclusivo, o multilateralismo, os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional, assegurando sempre o respeito à soberania e integridade territorial dos Estados, a solução pacífica de controvérsias e a promoção e proteção dos direitos humanos.
Comemoraram a realização da XIV Cimeira Brasil-Portugal como marco inicial das celebrações dos 200 anos de estabelecimento das relações diplomáticas, que compreenderão, ao longo do ano, uma programação multidisciplinar de atividades em ambos os países.
Lembraram a importância da sua integração comum em espaços estratégicos como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Iberoamérica, os dois países sublinharam o valor global da Língua Portuguesa e reiteraram o seu compromisso conjunto com a sua promoção e valorização internacional através de medidas que concretizem o alargamento gradual da sua utilização no quadro das Nações Unidas, tendo em vista o objetivo de tornar a Língua Portuguesa Língua Oficial das Nações Unidas. Para o efeito, decidiram criar um grupo de trabalho bilateral, entre o Instituto Camões e o Instituto Guimarães Rosa, para analisar as diferentes opções e modalidades para reforçar a utilização da língua portuguesa nas Nações Unidas.
Nesse encontro foi, também, reafirmada a intenção de aprofundar a parceria bilateral.
Comentários sobre o post