Apontamentos artísticos passaram a fazer parte da via ciclo pedonal de Famalicão/Póvoa, desde o desvio para o Parque da Formiga no Louro até à freguesia de Gondifelos. Poderão ser contemplados, até ao dia 3 de julho, pelos que usufruem dessa via.
Uma “cicloficina”, com estacionamento para bicicletas e um espaço para pequenas manutenções, está à disposição dos que circularem por aí.
A intervenção ficou a cargo da 4iS – Plataforma de Inovação Social, no âmbito da ação “Laboratório Cívico de Inovação Cultural”, do projeto municipal Há Cultura – Cultura Para Todos. Todo o processo envolveu a comunidade das freguesias de Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro.
A caminhada inaugural das instalações artísticas aconteceu no passado domingo, dia 5, tendo envolvido cerca de meia centena de cidadãos locais.
Os caminhantes arrancaram na Rua Pedra Fita, em Cavalões, junto ao sinal «Sinfonia dos Perus». No local, ouviram-se os meninos e meninas do 3.º e 4.º anos de Gondifelos e Cavalões, sob orientação da Prof. Rosa Dias, do Agrupamento de Escolas de Gondifelos.
Já a segunda paragem, envolveu o contador de histórias, Malaquias, que, sob a sombra das árvores, no «Apeadeiro de Histórias», apresentou contos provenientes de “objetos mágicos, maiores por dentro do que por fora”, referindo-se aos livros que o acompanhavam e que abordou de forma interativa.
A terceira, e última paragem, foi na «Oficina da Via», uma ‘cicloficina’ instalada debaixo do viaduto da rua Primeiro de Maio, rebatizado de «Viaduto dos Falcões» por existir um ninho da espécie no local.
As ações comunitárias inseridas no Há Cultura – Cultura Para Todos são promovidas pelo Município de Vila Nova de Famalicão, tratando-se de um projeto municipal cofinanciado pelo Norte 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE).

























Comentários sobre o post