O Tenente-General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes, apresentará o livro “No Centro do Vulcão – Os Segredos da Guerra Civil de Angola e da Fundação da Resistência Nacional Moçambicana”, sessão que se realizará no próximo dia 17, pelas 18H00, no Museu da Guerra Colonial, em Famalicão.
A organização da iniciativa está a cargo do Grupo de Comunicação Social “Famalicão Canal TV”, o qual conta com a colaboração da Direcção do Museu da Guerra Colonial e, também, do Núcleo da Liga de Combatentes de Ribeirão.
A sessão será repartida pela parte de revelação e comentário do Livro, na qual vão usar da palavra, para além do anfitrião-responsável pelo Museu, o Sr. Augusto Correia da Silva; o convidado-apresentador da Obra; o co-autor que, a partir dos relatos do Editor, elaborou e escreveu o livro, o jornalista António Barreiros (Chefe de Redacção do Grupo de Comunicação Social “Famalicão Canal TV); o Editor, Rodrigo Carlos Guedes, antigo combatente nas lutas pela independência e democratização de Angola e de Moçambique, figura de reconhecida pertinácia no seio da Intelligence; e, ainda, a personalidade mais relevante que participar na cerimónia.
No final, depois de 1 minuto de silêncio em memória dos ex-combatentes que tombaram nas ex-Províncias Ultramarinas portuguesas, momento musical com a presença do genial Mestre guitarrista Paulo Soares (reconhecido como o C. Paredes do nosso tempo), após o que se seguirá um Porto de Honra.
De referir que Rodrigo C. Guedes é natural de Vila Pery, em Moçambique, onde fez uma boa parte da sua vida, repartindo-a pela Cidade que lhe serviu de berço, pela Beira e por Tete. Descendente de Lamecenses, no Distrito norte de Viseu, esse português que decidiu, depois de 1978, vir residir para Portugal, para o Algarve, dedicou-se aos seguros, tendo permanecido na sua terra natal, mesmo depois da independência das antigas províncias Ultramarinas. Cidadão activo e interventivo, ainda durante o período da presença portuguesa em África, colaborou no Emissor Regional de Vila Pery, da Rádio Moçambique.
Apanhado pelo conflito armado, viveu na Rodésia e foi combatente em Angola após o 25 de Abril, antes de regressar a Moçambique. Nesse novo país (Moçambique), foi co-fundador da Resistência Nacional Moçambicana.
São os segredos e as memórias desse período quente da história de Portugal, de Angola e Moçambique, que Rodrigo Carlos Guedes, com a colaboração de António Barreiros, revela nesta sua recente obra. Informação e documentos inéditos fazem parte das páginas do seu livro. Dá à estampa testemunhos para que os historiadores possam promover uma análise mais detalhada e precisa sobre esse tempo.
De recordar que, no Algarve, foi Director-Adjunto do «Jornal de Quarteira», membro da direcção da «Real Associação do Algarve» e Presidente do «Lions Club de Portimão».
O “Famalicão Canal TV” transmitirá, em directo, a sessão.
Comentários sobre o post