Há possibilidade de recurso para o Tribunal Central Administrativo do Norte. A conclusão essencial, da sentença, aponta para que o cemitério “encontra-se legalizado”.
Na nova ala do cemitério de Riba de Ave já é possível sepultar. O Tribunal Administrativo e Central de Braga (TAFB) decidiu contra os vizinhos que suscitavam um conjunto de questões legais relativamente à obra e considera mesmo que o cemitério “encontra-se legalizado”.
Ao dar provimento à posição da Junta de Freguesia de vila, a mais recente secção do cemitério, que estava interditada desde o final de 2016 na sequência de uma providência cautelar aceite naquele tribunal, pode agora ser utilizada.
“É um dia de satisfação para os ribadavenses”
Para o Executivo da Junta de Freguesia este é um dia de “uma enorme satisfação”. Em declarações à nossa redação, Susana Pereira, descreve de forma emocionada que estes foram “sem dúvida, anos de sofrimento”. Isto porque, sublinha, “estamos a falar de um problema que afetava as famílias de Riba de Ave em momentos que já são particularmente sensíveis”.
Agora que é conhecida a decisão do TAFB, aproveita para dirigir aos ribadavenses um “agradecimento”, porque sempre sentiu que houve da parte destes “uma compreensão muito grande”. Quando assumiu a Junta recebeu este dossier “muito difícil”, mostra-se reconhecida com o facto de as pessoas “terem percebido que não estava nas minhas mãos resolver este problema, e foram elas mesmas que procuraram, com a sua compreensão, contribuir ativamente para as soluções que fomos encontrando”, adianta.
“Quero agradecer aos autarcas das freguesias vizinhas, que se mantiveram sempre abertos para colaborar connosco” conclui a autarca.
Comentários sobre o post