Uma delegação da CDU (Coligação Democrática Unitária) reuniu esta quarta-feira, dia 26 de janeiro, com Afonso Cerejeira, morador da freguesia de Lousado que criou uma petição que exige uma alternativa à travessia do Rio Ave para ser possível que a Ponte da Lagoncinha, em Lousado, seja apenas pedonal.
A comitiva da CDU foi representada pela candidata à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Braga, Tânia Silva, e Agostinho Lopes, Mandatário Regional da candidatura da CDU, Fernando Costa, Mandatário Concelhio e Bruno Pereira, responsável pela comissão de freguesia de Lousado.
O encontro aconteceu junto ao monumento e permitiu explicar a posição da CDU quanto aos problemas da Ponte bem como aprofundar o seu conhecimento sobre o impacto que estes têm nos seus utilizadores e na população, refere o partido, em comunicado enviado à redação.
De relembrar que a Ponte da Lagoncinha está localizada num ponto de grande movimento de pessoas e mercadorias. Faz a ligação entre o município de Vila Nova de Famalicão, Trofa e Santo Tirso e é um acesso ao nó da A3.
“Os lousadenses têm estima e vontade de valorizar este monumento. Esta vontade manifesta-se nas assinaturas do abaixo-assinado criado pelo Afonso Cerejeira que exige uma alternativa para a travessia do rio e que sirva de ligação ao concelho de Santo Tirso e da Trofa”, salienta a nota de imprensa.
Dados recolhidos através de um inquérito conduzido por Afonso Cerejeira, a ponte é atravessada por pessoas que têm como destino cidades como Valongo, Paredes, Maia e Porto. “Esta é uma travessia de grande importância para a mobilidade das pessoas sendo urgente a construção de uma alternativa à travessia do Rio Ave que conte com mais de uma via e com capacidade para ser atravessada tanto por veículos ligeiros como pesados de mercadorias e de transporte”, refere.
“A CDU acompanha de perto este problema e tem intervindo junto do poder local e do governo central com o objetivo de serem mobilizados recursos para a valorização do espaço envolvente da ponte e a construção da nova ponte para a travessia do rio”, pode ler-se ainda na nota de imprensa.
O partido aponta ainda “um estudo realizado por Cristina Margarida Rodrigues Costa de Análise do Comportamento da Ponte da Lagoncinha sob a Ação do Tráfego Rodoviário (Dissertação na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto-FEUP para obtenção do grau de Mestre, de setembro de 2002)”, onde “foram identificadas anomalias graves que comprometiam a segurança dos utilizadores e grave degradação da infraestrutura”.
Recorda que, em 2010, Agostinho Lopes, então deputado eleito pelo PCP, questionou o Governo sobre projetos para a construção de uma alternativa à ponte, requalificação ambiental da zona envolvente e o início das obras do troço variante poente EN14 até à cidade da Maia.
“Só em 2017 é que a ponte foi intervencionada e restaurada pelos danos causados pelo tráfego automóvel após anos de sinalização pela CDU comprometendo a segurança dos seus utilizadores”, aponta.
A força política destaca também “o estado de degradação do monumento” como mais um exemplo das “consequências da falta de vontade política e da não auscultação das necessidades das populações”.
As culpas são apontadas aos governos do PS, PSD-CDS e aos executivos da Câmara Municipal de cada respetivo partido: “São políticas de alheamento e desinteresse pelo património dos sucessivos governos do PS, PSD-CDS, aliadas à negligência da periferia do município pelos executivos da Câmara Municipal dos mesmos partidos que não se inibem de gastar milhões de Euros do orçamento em obras eleitoralistas em anos de eleições no centro da cidade, comprometendo o desenvolvimento integral do concelho”.
“Mesmo depois da última intervenção à ponte, o problema mantém-se, o tráfego automóvel aumenta e se a vontade política dos últimos executivos da Câmara se mantiver, este monumento continuará a degradar-se e voltará a comprometer a segurança dos seus utilizadores e a mobilidade das populações das freguesias e concelhos envolventes que a utilizam”, reforçam.
Jorge Paulo Oliveira, candidato do PSD à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Braga, aponta a construção de uma ponte alternativa à da Lagoncinha como uma das prioridades para o concelho
Recentemente, o deputado Jorge Paulo Oliveira, em conferência de imprensa, onde fez o balanço do trabalho parlamentar desenvolvido no âmbito da XIV Legislatura, referiu precisamente que este é um dos assuntos que destaca como um dos seus compromissos para o futuro. Salienta que a construção de uma alternativa à Ponte da Lagoncinha é uma das matérias que pretende ver tratada, de forma a que no futuro a mesma possa ser encerrada ao trânsito. E apresenta várias razões: a “segurança dos peões” que correm riscos diariamente com o trânsito; para prevenir estes mesmos riscos “deve ser encerrado o trânsito naquela via e torná-la apenas pedonal”; “aumentar a mobilidade naquele território para transporte de pesados”; e por fim, para contínua “preservação do património” pelo seu valor histórico.
O deputado defende que é mais viável a construção de uma nova ponte a montante, visto que é mais fácil a sua intervenção urbanística e implica um menor número de constrangimentos. Por outro lado, vai potenciar dois investimentos em curso: em Famalicão, a construção da Plataforma Ferroviária Medway e, em Santo Tirso, cria uma ligação à sua zona industrial.
Para tal, é necessário um investimento do Estado, visto que apesar de ser uma via municipal, a Ponte da Lagoncinha é património do Estado, e devido à sua preservação, no entender do candidato pelo PSD, à Assembleia da República, defende que a intervenção deve ser apoiada quer pelos municípios como pela Administração Central.
“Em vez de fazer críticas, é importante encontrar soluções”, defende.
Câmara Municipal de Famalicão relembra que esta é uma reivindicação de “há muito tempo”
Em resposta, a câmara Municipal de Famalicão, continua a reivindicar a alternativa à Ponta da Lagoncinha, sendo esta reivindicação de há muito tempo, para a valorização daquela zona entre Famalicão e Santo Tirso. Para além desta reivindicação, o Município famalicense recorda que será construída a ponte sobre o Ave para a Nacional 14, que será executada dentro do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência). São duas das prioridades do Executivo da Câmara Municipal de Famalicão, lembrando que foram realizadas recentemente obras de requalificação na Ponte.























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