O parque de Lazer do Espinhal, na freguesia de Carreira e Bente, em Famalicão, esteve ao rubro no dia 8.
A Mostra Comunitária proporcionou diversões, aperitivos e convívio, unindo gerações e convidando forasteiros a provarem um pouco do que é a mística daquelas terras.
“Foi a primeira vez que fizemos a mostra das duas freguesias numa só (…) o feedback foi positivo, tanto dos expositores como dos visitantes”, afirmou a chefe do executivo local, Liliana Ribeiro, satisfeita com o espaço escolhido e com a adesão ao evento que superou as expetativas, “a maior conclusão a que chegamos é que somos realmente muito mais felizes juntos”.
A autarca firmou a sua aposta nas gerações mais novas, valendo-se do lago do parque para passeios de barco dirigido às crianças, o concurso de ‘Melhor Toureiro’ com um touro mecânico, bares, insufláveis e música.
O Grupo de Escuteiros teve uma presença ativa e participativa. A fanfarra deu as boas vindas ao evento, seguindo-se o ensaio, de cantos litúrgicos, daquele grupo, para a participação na eucaristia.
Não só os mais novos demonstraram a sua disponibilidade e interação. O Movimento Escutista de Adultos – Núcleo de Bente esteve presente e diz continuar a ajudar a comunidade no que for preciso, explicou Jorge Osório, afirmando, ainda, que “todos aqueles que tenham mais de 22 anos e tenham vontade de se inserir na comunidade, podem pertencer ao movimento”, uma ideia que surgiu do pároco, Paulo Pereira.
Foi, também, um dia dedicado à preservação da tradição e cultura, com a atuação do Rancho Folclórico
‘A Flor do Monte’, da Associação de Reformados da Carreira e Bente, Projetos Cavaquinhos ‘PROCA’ e cantares ao desafio com ‘Zé Paredelhas e Nuno de Cabriz’.
Ainda, na esfera tradicional, falamos com Tiago Sousa, um dos expositores e jogador profissional de Matraquilhos e Futebol de Mesa, “este ano estou a criar um projeto novo, uma nova academia que será em Bente” admitiu, uma aposta que pretende “trazer mais jovens e mais condições (ao desporto) em Portugal, principalmente Braga, pois não temos nenhuma academia com todas as mesas internacionais”.
Destaque, também, para o esforço da comunidade em garantir o almoço nas tasquinhas e pelos saborosos petiscos durante a tarde.
A festa terminou com cor e brilho, ao som do DJ MIQH durante a Festa das Cores, seguida de uma sessão de fogo-de-artificio.
Comentários sobre o post