O Campeonato Nacional de Jovens na vertente semirrápidas, Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20. O evento destinado aos jovens xadrezistas disputou-se, recentemente, no Pavilhão Desportivo EB 2-3 Bartolomeu Dias em Sacavém, informa o Clube, em comunicado.
A festa do xadrez presencial jovem regressou aos tabuleiros, com a participação de 295 jogadores, depois do êxito organizativo e participativo registado nos meses de março (vertente rápidas em Pombal) e abril (vertente lentas em Elvas).
A delegação do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis fez-se representar por 7 atletas. Esta equipa viu Francisco Silva sagrar-se Campeão Nacional Absoluto Sub-08 na vertente Semi-Rápidas e, desta forma, alcançou o triplete na presente época desportiva. Isto é, depois de conquistar os títulos nacionais nas vertentes Clássicas e Rápidas, o jovem atleta entrou no restrito grupo de 6 jovens xadrezistas que alcançaram esta tripla conquista no Xadrez Jovem Nacional.
Com uma performance 100% vitoriosa, 7 pontos em 7 jogos, o jovem atleta famalicense foi imperial no escalão Sub- 08! Atualmente, Francisco Silva está federado no clube famalicense CX A2D e estuda no 2.º ano de escolaridade no Colégio do Ave – Guimarães onde integra uma turma de Atividades de Enriquecimento Curricular – Xadrez Escolar e Federado desde o ano letivo 2021/2022.
No escalão Sub-20, José Santos fechou com chave de bronze, 5 pontos em 7 possíveis, o seu percurso no Nacional de Jovens, ao alcançar o 3.º lugar absoluto na vertente Semi- Rápidas.
No escalão Sub-16, João Pedro Afonso, atual Campeão Nacional de Clássicas Sub-16, foi, mais uma vez, resiliente e alcançou a liderança na última sessão, com 6 pontos em 7 possíveis. No entanto, não foi feliz nos critérios de desempate e classificou-se em 4.º lugar absoluto.
No escalão Sub-14, José João Pinto continuou a dar indicações do excelente momento de forma que atravessa ao alcançar o 8.º lugar absoluto, fruto de 5 pontos em 7 possíveis.
O jovem clube famalicense, CX A2D, fez-se representar por mais três atletas: Francisco Ramos posicionou-se em 25.º lugar no escalão Sub-08; e Duarte Abreu e Gil Costa classificaram-se em 41.º e 51.º lugares respetivamente no escalão Sub-16.
Comentários sobre o post