Decorreram, entre os dias 12 e 16 de abril, em S. Pedro do Sul, os Campeonatos Nacionais de Jovens – vertente lentas da época 2024/2025. O evento reuniu 303 jovens atletas de todo o país, divididos por sete escalões etários (Sub-8 a Sub-20), num total de sete jornadas disputadas ao longo de cinco dias intensos de competição.
A prova distribuiu-se por três espaços distintos da cidade termal: Palace Hotel & Spa Monte Rio (Sub-8 a Sub-16), Hotel Inatel (Sub-20) e Pousada da Juventude de São Pedro do Sul (Sub-18), sendo esta a mais importante competição do calendário jovem nacional.
O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis (CX A2D) esteve representado com uma delegação de 10 atletas – dois dos quais estreantes –, acompanhados por Mário Oliveira, Coordenador do CX A2D, e Carlos Novais, atleta da equipa A. A comitiva destacou-se pela sua coesão e espírito competitivo, deixando uma marca positiva dentro e fora do tabuleiro.
Entre os resultados de maior relevo destaca-se a prestação de João Pedro Afonso, atual Campeão Distrital AXDB Sub-18, que liderou o torneio Sub-18 até à última ronda, terminando no 3.º lugar absoluto com 5,5 pontos em 7 jogos.
Também em evidência esteve Francisco Silva, no escalão Sub-10, que lutou pelo título nacional até à penúltima ronda, alcançando um excelente 8.º lugar absoluto com 5 pontos em 7 partidas.
A restante comitiva famalicense apresentou prestações promissoras:
Sub-10:
- Guilherme Eusébio (estreante) – 39.º lugar absoluto, 2,5 pontos.
Sub-12:
- Miguel Oliveira, atual Campeão Distrital AXDB Sub-12 – 12.º lugar absoluto, 4,5 pontos (irá adquirir elo FIDE);
- Afonso Eusébio (estreante) – 57.º lugar;
- Manuel Ribeiro – 58.º lugar.
Sub-14:
- José António Ramos – 19.º lugar absoluto, 4 pontos, com um ganho de 52 pontos de elo FIDE.
Sub-16:
- José João Pinto – 17.º lugar absoluto, 4 pontos.
Sub-18:
- Duarte Abreu – 17.º lugar absoluto, 4 pontos, com um ganho de 41 pontos de elo FIDE;
- Gil Costa – 41.º lugar absoluto, 2 pontos.
A participação do CX A2D neste Campeonato Nacional reforça a consistência do projeto formativo que se desenvolve na Didáxis Riba de Ave desde 2013/2014 e no Colégio do Ave desde 2016/2017. A dedicação dos atletas, o acompanhamento técnico próximo e o apoio dos encarregados de educação continuam a ser pilares essenciais para o sucesso do clube.
A delegação contou com o apoio da Cooperativa de Ensino Didáxis CRL, da Associação Académica da Didáxis-A2D e das famílias dos atletas, que contribuíram decisivamente para uma participação exemplar, tanto a nível desportivo como logístico.
Mais informações:
Chess Results – Campeonato Nacional de Jovens 2025
Federação Portuguesa de Xadrez – Notícia Oficial
Comentários sobre o post