Nos dias 27 e 28 de setembro, a Ludoteca da Estufa de Braga recebeu o Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez nas vertentes Rápidas e Semirrápidas, sob arbitragem de Carlos Dias e direção da prova de Fernando Azevedo.
A jovem equipa famalicense Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis (CX A2D) apresentou-se com 20 atletas nas provas individuais e 3 equipas nos torneios coletivos, sob chefia de Mário Oliveira.
No dia 27, de manhã, disputou-se o Torneio Coletivo de Rápidas, e, à tarde, o Torneio Coletivo de Semirrápidas, que contou com 14 equipas participantes. O CX A2D A realizou uma exibição notável, conquistando o título de Campeão Distrital em Semirrápidas com uma performance 100% vitoriosa, e alcançando ainda o título de Vice-Campeão Distrital em Rápidas, apenas cedendo perante a equipa vencedora Vitória Sport Clube (VSC).
A equipa A foi composta por: João Romano, João Afonso, Carlos Novais, Mestre Nacional Paulo Pinho, Mestre Nacional Ivo Dias e Luís Romano (Capitão).
As equipas B e C do CX A2D também se destacaram, demonstrando evolução e espírito competitivo.
-
- Em Rápidas, classificaram-se em 8.º e 12.º lugares, respetivamente.
-
- Em Semirrápidas, superaram as expetativas iniciais: a equipa B alcançou um brilhante 3.º lugar absoluto, enquanto a equipa C obteve o 6.º lugar.
No dia 28 realizaram-se as provas individuais: de manhã o Torneio de Rápidas e à tarde o Torneio de Semirrápidas, que reuniram 60 participantes. Cinco atletas do CX A2D conseguiram lugares no top 10 em ambas as vertentes, com destaque para o Mestre Nacional Paulo Pinho, que conquistou o título de Vice-Campeão Distrital de Rápidas e de Semirrápidas. O grande vencedor das duas competições foi Simão Pintor (VSC).
Este campeonato foi organizado pela Associação de Xadrez do Distrito de Braga, com o apoio da Ludoteca da Estufa de Braga, constituindo mais um importante momento de promoção e valorização do xadrez distrital.
Resultados completos:
Comentários sobre o post