O Caminho da Geira e dos Arrieiros fez aumentar, em 5,7%, o número de peregrinos que partiram de Braga, para Santiago de Compostela, superando os mil peregrinos, pelo segundo ano consecutivo.
As estatísticas do Serviço de Peregrinos da Catedral de Santiago de Compostela indicam que o mesmo caminho foi percorrido por 1.098 pessoas, que começaram na Sé de Braga, mais 59 do que as registadas em 2022.
O Caminho Central continua a ser o mais percorrido pelos peregrinos que partem de Braga (61,4%), à frente do traçado da Geira e Arrieiros (36,7%) e do Minhoto Ribeiro (1,9%). As estatísticas do Serviço de Peregrinos não registam partidas de Braga pelos caminhos de São Rosendo e de Torres.
A maior parte dos peregrinos cumpriu este itinerário a pé (77%) e de bicicleta (19,2%), com os meses de outubro, maio e julho a serem os mais procurados. Fizeram-no por “motivos religiosos e outros” 69%, têm entre 46 e 65 anos (55,7%) e 18 e 45 anos (30%), com predominância dos homens (64,2%).
O Caminho da Geira tem 239 quilómetros, começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela Homem.
Comentários sobre o post