De acordo com o despacho do Presidente da República divulgado esta terça-feira, dia 8 de fevereiro, a cidade de Braga vai ser a sede, em 2022, das comemorações “do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, bem como junto das comunidades portuguesas no Reino Unido”. O comunicado informa ainda que foi designado o professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Jorge Miranda, como presidente da comissão organizadora.
A comissão integra ainda o almirante António da Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Fernando Frutuoso de Melo, chefe da Casa Civil do Presidente da República, o Vice-Almirante Luís de Sousa Pereira, chefe da Casa Militar do Presidente da República, Rita Magalhães Collaço, secretária do Conselho de Estado, o Tenente-General João Vaz Antunes, secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional, Ana Cristina Baptista, secretária-Geral da Presidência da República, e a embaixadora Clara Nunes dos Santos, Chefe do Protocolo do Estado.
Em 2021, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nomeou a médica Carmo Caldeira, diretora do serviço de cirurgia do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, para ser presidente da comissão organizadora das comemorações. Considerou esta uma forma de, em “tempo de pandemia” de covid-19, “também homenagear os profissionais de saúde”. Nesse ano, as celebrações decorreram na Região Autónoma da Madeira, com um programa intenso, durante três dias, que terminou com a cerimónia militar comemorativa do 10 de Junho na cidade do Funchal.
Comentários sobre o post