Está agendado, para esta quinta-feira, pelas 8h00, um protesto, frente ao Banco de Portugal, na Cidade de Braga, no Largo São Francisco, com o objetivo de travar a precaridade na habitação.
Em nota à imprensa, o movimento “Os Mesmos A Pagar” estão preocupados com os vários aumentos das taxas de juros, por parte do BCE, “colocando-as no valor mais elevado nos últimos 14 anos, deixando em aberto a perspetiva de novos aumentos. Estamos perante o aprofundamento das injustiças e das desigualdades – os salários e as pensões perdem poder de compra, os preços de bens e serviços essenciais não param de aumentar, incluindo os custos com a habitação, e os grupos económicos, com destaque para os bancos, estão a alcançar lucros nunca vistos”, – refere a nota.
Segundo as estatísticas, em Portugal, estima-se que mais de um milhão de famílias tem empréstimo à habitação. As prestações aumentaram entre os 100 e os 400 euros, traduzindo-se num aumento de 80%. “A não serem adotadas medidas, mais cedo do que tarde, a situação avolumar-se-á com muitas famílias a poderem entrar em situação de incumprimento e ou a poderem vir-se obrigadas a deixar a sua casa” – pode ler-se.
A nota conclui referindo à afirmação de um banqueiro “que os portugueses “continuam com padrão de consumo elevado e a jantar fora à 6.ª feira” no momento que anunciava que o seu banco duplicara os seus lucros!!!”
Comentários sobre o post