As notas de investigação sobre a gente das Origens do Puriço são o destaque da nova edição do Boletim Cultural de Vila Verde, que será apresentada, no próximo sábado, na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela.
Segundo nota à imprensa, a publicação integra textos de mais-valia histórica e afirmação da riqueza ímpar da cultura popular, reveladas por António Sousa Araújo.
“O território evidencia-se ainda pelos muito significativos testemunhos de dinamismo económico e de um vivo pulsar sociocultural que chegou até aos nossos dias e continua a manifestar-se nas múltiplas realizações coletivas de um povo com um forte sentimento de pertença e que mantém indeléveis laços de união e de amizade” – pode ler-se.
A publicação é coordenada por Aurélio de Oliveira que, nesta edição, partilha, também, um trabalho sobre a produção agrícola local e condicionalismos físico-naturais e humanos que na mesma interferiram, assim como as suas repercussões na estrutura social e económica e na vida das populações. O historiador e investigador traz um vasto conjunto de informações e de análises do mais elevado interesse e significado que acrescentam um inestimável valor à literatura histórica local, regional e nacional.
A nova edição do Boletim Cultural de Vila Verde reforça, assim, o trabalho que vem desenvolvendo para a preservação, divulgação e promoção do património histórico-cultural local e regional, revelando trabalhos de riqueza científica, literária e artística a todos os títulos assinalável, conclui a nota.
Comentários sobre o post