A primeira competição nacional oficial, desde o início da pandemia, sob a tutela da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas UPD decorreu neste Sábado, 19 de fevereiro, no Pavilhão de Mozelos em Santa Maria da Feira.
Bernardo Vieira de 16 anos, da Escola Jing-She, entrou em prova para competir na disciplina de Qingda (modalidade de contacto leve do Wushu Kungfu), na categoria Juvenis -60kg. Nesta prova, o atleta defenderia o título nacional conquistado em novembro de 2019, altura em que competiu num escalão etário superior ao seu.
O atleta venceu os dois rounds obrigatórios, saindo vencedor da prova e Campeão Nacional sucessivo de 2019 e 2022, no respetivo escalão etário e categoria de peso. Esteve acompanhado pelo seu treinador Alexandre Oliveira e pela treinadora Ana Rita Rego, presidente da Jing-She.
Bernardo Vieira é atleta da Jing-She desde 2011, onde iniciou o seu treino nas Artes Marciais Chinesas e conquistou pódios europeus, nacionais e regionais. Atleta da Seleção Nacional desde 2015, no seu palmarés conta com um 4º lugar no Mundial de Juniores de Wushu no Brasil, 3 títulos de Campeão Europeu de Wushu Kungfu, 3 títulos de Vice-Campeão Europeu, na Rússia, Bulgária e Geórgia, e 5 Bronzes Europeus conquistados também nesses países.
No currículo nacional, o atleta conta com mais de 50 títulos de Campeão Nacional de Wushu Kungfu entre 2013 e 2019 e 6 títulos de Campeão Regional, nos 1ºs Regionais Norte, em 2020.
Esta foi a primeira prova oficial de 2022, estando previstos os regionais e nacionais das várias disciplinas das Artes Marciais Chinesas durante o ano.
O treinador Alexandre Oliveira e a Jing-She, com a treinadora Ana Rita Rego, somam assim mais um pódio nacional, com um atleta da Escola a ser pela primeira vez, duplamente Campeão Nacional de Qingda no escalão Juvenis, em provas consecutivas.
Treinadores e atletas da Jing-She encontram-se em preparação para as próximas provas nacionais, aguardando também com expectativa, as provas internacionais que poderão acontecer já este ano.
Comentários sobre o post