“Sant’Antoninho o guarde! Humanos e animais numa romaria do Minho: Santo António de Mixões da Serra”, é o nome do livro do antropólogo francês Jean- Yves Durand. O autor inspirou-se em Mixões da Serra, Vila Verde, para escrever sobre a tradicional bênção dos animais.
A apresentação está marcada para o dia 30 de junho, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, Vila Verde. “Com edição impressa e digital, que dá acesso trabalhos videográficos sobre a tradição, o livro de Jean-Yves Durand contém quase uma centena de páginas para explanar a contextualização histórica e social de uma tradição que marca a identidade daquele território no norte do concelho” – informa o Município, em comunicado.
A cerimónia contará com a participação da presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes. A apresentação ficará a cargo do presidente da ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras, Altas do Homem, Cávado e Ave – José da Mota Alves.
Será, ainda, aproveitada para a apresentação de uma brochura bilingue sobre a tradição da bênção dos animais e o “Mapa Aldeias da Saudade” – que visa a valorização e divulgação do património edificado e natural das encostas de Mixões da Serra, abarcando as freguesias de Valdreu, Aboim e Gondomar.
Comentários sobre o post