A obra nasceu da vontade da comunidade “as coisas acontecem, aparecem, (…) começam a ter rosto e a dar aquilo que é o seu fruto verdadeiro, que é a harmonia, o amor e que é, também, o perdão.” – começou por lembrar Armindo Paulo, pároco daquela comunidade de São Pedro de Bairro.
A tarde desta segunda-feira, dia 26, reuniu a comunidade, na Capela de Sanfins, em Bairro, tem como patrono Santo Estevão – o primeiro Mártir do cristianismo, venerado a 26 de Dezembro.
D. José Cordeiro presidiu à Eucaristia que marcou a inauguração da requalificação das obras daquela Capela.
A propósito do restauro e da vontade daquela comunidade, o Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro valorizou o sentimento e o afinco “sentir não só este património cultural, artístico, mas sobretudo espiritual. Aquele que nos dá a identidade de um povo e a fidelidade às suas raízes.”
O representante da Arquidiocese de Braga lembrou o momento da “complexidade da história do mundo e da história da igreja. E, por isso é bom que nos possamos encontrar aqui, (…) e ver, também, a presença de tantos jovens, aqui na celebração, é reconfortante, para que nos sintamos que somos um organismo vivo.”
No final da celebração da Eucaristia D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga, o pároco da freguesia, Armindo Paulo, o presidente da J. F. de Bairro, Rui Alves e a responsável pelas comissão das obras, Fátima Sousa, descerraram a placa comemorativa da requalificação da Capela de Sanfins, da freguesia de Bairro.
“Quando aqui cheguei entrava chuva, o telhado todo partido, o tecto todo a cair, e eu cresci, nasci aqui… portanto deu-me pena, eu estava muito doente e disse “um dia, se eu ficar boa, vou restaurar aquela Capela”… e consegui!” – contou Fátima Sousa.
Apesar de já não viver na freguesia, Carina adiantou ao FAMALICÃO CANAL que a Capela de Sanfins lhe diz muito “o meu avô foi aqui sacristão”.
Agora, a próxima obra passa pelo restauro das imagens ali existentes, que o pároco, aproveitou para lembrar o valor das mesmas para a comunidade.
A festa continuou com um verde de honra, para todos os que se juntaram e participaram nas cerimónias.
Comentários sobre o post