O galardão “Autarquia Voluntária” foi entregue, durante uma cerimónia pública realizada em Lisboa, ao Município de Vila Verde.
A importância no reconhecimento do voluntariado é para a Presidente do Município dessa autarquia “um recurso efetivo para o sucesso das políticas sociais e promover qualidade de vida”.
Para Júlia Rodrigues Fernandes “A promoção do voluntariado no concelho de Vila Verde assume um impacto de enorme importância para o sucesso do trabalho social desenvolvido pelo Município junto das pessoas mais vulneráveis, designadamente os idosos e em também casos de emergências sociais”.
Numa nota à imprensa, a autarquia coloca em evidência que “O lançamento do Programa de Voluntariado em Emergência Social foi uma das iniciativas assumidas pela Câmara de Vila Verde, com o objetivo de assegurar uma resposta eficaz em primeiros socorros, apoio psicológico e gestão de crises, reforçando os laços de solidariedade e coesão social”.
De recordar que a criação do Banco Local de Voluntariado e o funcionamento do Programa Idade Maior – dirigido ao combate a problemas de idosos em situação de isolamento – fazem também parte do leque de “ações inovadoras e inclusivas” apontadas por Júlia Rodrigues Fernandes no âmbito da promoção da prática do voluntariado em Vila Verde.
Uma outra vertente desse programa traduz-se, como vinca o mesmo informativo municipal, em boas práticas que se abatem no “Programa Idade Maior, que visa apoiar pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social”. E mais se revela: Este programa envolve várias entidades, como a GNR, Proteção Civil, ACES Gerês-Cabreira, Bombeiros Voluntários de Vila Verde e a Cruz Vermelha Portuguesa”. E conclui, dando nota do que envolve: “Inclui atividades como a teleassistência, em que os voluntários realizam chamadas telefónicas para promover relações sociais e aumentar a rede de contactos e segurança dos beneficiários”.
Comentários sobre o post