A palavra «Ajudar» foi a mais aplicada na sessão de entrega de donativos às associações da União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz.
A cerimónia realizou-se no passado sábado, dia 3, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Gondifelos.
Combater parte de “algumas carências, que sejamos a solução de um pequeno problema, que vai acontecer a muita gente e, se calhar, já neste natal. Que isto seja o mote para que eles tenham um bocadinho de mais alegria naquela noite”, começou por referir o presidente da junta da U. F. de Gondifelos Cavalões e Outiz, Manuel Novais.
Os membros das associações foram chamados um a um, para receberem um cartão, com o nome da respetiva associação, que colocaram numa árvore.
As associações convidadas a proferirem umas palavras, sobre o destino daquele dinheiro, remataram com a palavra «Ajudar». Entre cabazes, a entregar a famílias carenciadas, consta, também, um quadricíclo doado pela associação Team Baia, aos vicentinos, para que estes o possam emprestar a quem tenha dificuldades motoras.
Recorde-se que aquela União de Freguesias iniciou o trabalho, em conjunto com todas as associações das três comunidades, desafiando-as a ornamentar uma árvore de Natal na centralidade das respetivas freguesias. Este ano, por motivos de racionamento de energia, quer a junta de freguesia como o tecido associativo acordou, em reunião, destinar o apoio desse evento para ajuda a pessoas com dificuldades económicas.
Este é o início de um processo que a Junta da União de Freguesias está já a trabalhar a pensar numa resposta a todas as questões e necessidades sociais que venham a surgir. “Temos que valorizar os vicentinos (…) as famílias têm ali uma solução momentânea,” – garantiu o autarca local, “Temos que estar atentos e temos que fomentar, temos que ajudar essas associações, no sentido para que cada vez mais estejam preparadas”, acrescentou.
Os tempos que se avizinham serão difíceis, “não podemos deixar que ninguém passe fome na nossa União de Freguesias, nós temos que estar ao lado dessas pessoas”, concluiu.
Comentários sobre o post