A Assembleia de Freguesia de Arnoso (Santa Maria, Santa Eulália) e Sezures reuniu-se no, dia 30, para definir as prioridades do ano, que agora inicia. O plano de atividades foca-se na requalificação de espaços públicos e no apoio social.
Ao fechar o ano de 2025, aquela autarquia deu um passo decisivo para o futuro da comunidade. Reunida no edifício da junta em Arnoso Santa Maria, a Assembleia de Freguesia aprovou, por maioria, as opções do plano e o orçamento para 2026, que atinge o valor global de 1.480.000,00€, refere uma nota.
O documento, descrito como realista face ao atual contexto de “incerteza e imprevisibilidade” política e económica, contou com oito votos favoráveis dos eleitos pelo movimento UPASES e uma abstenção do representante do PS. Para a execução daquele plano, o executivo liderado pela Junta de Freguesia sublinhou a importância estratégica da colaboração com a Câmara Municipal, pode ler-se.
O orçamento para 2026 prevê uma série de intervenções estruturais destinadas a melhorar a qualidade de vida nas três freguesias. Entre os projetos de maior destaque encontram-se:
Património e Lazer: Requalificação da Casa da Música, do adro de Arnoso Santa Maria e do espaço envolvente à Capela de Nossa Senhora do Fastio.
Desporto: Construção do tão aguardado polidesportivo de Sezures.
Homenagem: Construção de monumentos dedicados aos ex-combatentes.
Serviços Básicos: Ampliação da rede de infraestruturas, requalificação de vias de comunicação e manutenção da limpeza pública.
Além do betão, o plano mantém uma forte componente social e de proximidade. O executivo reafirmou o compromisso de apoiar as coletividades desportivas locais, o movimento associativo e as comissões de festas. No campo da educação e família, destacam-se a continuidade do apoio à natalidade, o suporte às escolas, a viagem de finalistas para os alunos do 1.º ciclo e o atendimento diário à população, destaca a nota.
Antes da votação do orçamento, naquela sessão, foi ainda apresentado o relatório do quarto trimestre de 2025, que, segundo a Junta, demonstra o trabalho contínuo que tem sido feito na melhoria das infraestruturas existentes, servindo de base para as metas agora traçadas para o novo ano, conclui.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post