O parque de Merendas de Avidos, foi palco para um piquenique que as comunidades da U.F. de Avidos e Lagoa aproveitaram para um convívio, entre familiares e amigos, sábado, dia 1, com a celebração do dia da freguesia.
“Foi uma festa lindíssima. Foi a prova de que as duas freguesias unidas têm uma força que, se calhar, não teria se não estivéssemos unidos (…). As crianças divertiram-se, fizeram uma festa excecional e, hoje, foi a continuação da festa de ontem embora, também, aproveitamos para abrilhantar o dia da freguesia e de marcar o que é normal: que as freguesias têm um dia próprio” – começou por dizer António Gomes, Presidente da União de Freguesias de Avidos e Lagoa.
Os alunos das escolas subiram a palco para cantar à população que lá se encontrava e, mais tarde, houve uma demonstração de Karaté.
O evento contou com a presença de Mário Passos, presidente do município famalicense, de Augusto Lima, vereador da educação. O chefe da municipalidade agradeceu aos pais e professores por todo o empenho pelo futuro dos vindouros “para que tenham projetos de vida de sucesso” – começou por dizer, acrescentando que quer continuar a “criar, cada vez, melhores condições (…) é nesta união de esforços que vamos, com certeza, continuar a fazer esta caminhada e a construir este “edifício Educativo”, como é sabido é sempre um edifício inacabado.”
Durante a tarde realizaram-se, também, jogos tradicionais, como a malha, que o edil aproveitou para participar.
O calor fazia-se sentir e a festa da espuma também animou e refrescou quem passou por aquele parque.
À noite, um momento de fados, com uma homenagem a um cidadão, apaixonado pelo fado: Abílio Godinho.
“O Godinho é uma pessoa especial, é uma pessoa que ajuda as associações, tem provas dadas e, neste caso, da União de Freguesias, é muito importante, no sentido em que ele tem a casa num lado e um negócio no outro; ele ajuda Avidos, ele ajuda a Lagoa, sempre que as Associações necessitam. Ele está sempre presente, portanto, esta homenagem é mais que justa” – contou António Gomes, acrescentando a estima que o homenageado tem pelo fado e como o demonstra.
Abílio Godinho, habita na freguesia da Lagoa e é proprietário de uma agência funerária. Em conversa à equipa de reportagem referiu: “Sempre que possa ajudar, estou sempre lá (…). O que a gente leva deste mundo é fazer o bem. Através da guitarra conheci muitas pessoas”.
Dedicado ao trabalho e à música, nunca deixou nada para trás: “Houve uma altura em que comprei um bip que, onde eu fosse tocar, quando a minha mulher ligava o bip, eu vinha a casa rápido ver o que se passava. Às vezes só no dia seguinte é que ia fazer o serviço, mas ia a casa saber o que é que se passava”, acrescentando, “primeiro era o trabalho e depois o fado”.
































Comentários sobre o post