Existe uma parcela do território da freguesia de Vale S. Martinho identificada como Comunidade Local Segura e com suposta Valorização do Património Florestal.
Para este espaço está prevista a plantação de 555 árvores. De forma muito inteligente, não é indicada a data de conclusão pelo que os responsáveis políticos não poderão ser avaliados pela execução mas apenas pela intenção.
O que não estava prevista era a colocação de alcatrão num espaço que valoriza o património florestal. Mas a colocação do alcatrão, apesar de não previsto, já estará concluída.
Frequentemente assistimos a afirmações acaloradas dos responsáveis políticos da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesias que afirmam uma total dedicação à valorização da natureza e à importância da preservação ambiental. Depois das frases serem levadas pelo vento, temos esta realidade em Vale S. Martinho.
A valorização do território, do espaço natural e do ambiente não se faz com frases bonitas – faz-se com atitude e ação diária. Mas para que a atitude exista e as ações apareçam é necessário acreditar verdadeiramente no que se afirma.
Comentários sobre o post