Transtornos com a falta de espaço para treinos e jogos oficiais está a ameaçar o desenvolvimento do clube
Em comunicado enviado à redação, a direção do FamaBasket – Clube de Basquetebol de Famalicão expõe a situação que o clube atravessa atualmente e a realidade em que desenvolve as suas atividades.
A nota começa por destacar todo o trabalho de desenvolvimento que o clube tem feito na área do desporto. Ao nível da formação, foi criada uma estrutura base, com Minibasquete e equipas de sub14 (masculina e feminina). Na época passada foram criados os escalões Sub16, que esta época já contam com mais atletas. “O clube prevê um crescimento significativo em número de atletas nesta época”, refere, que destaca também para o futuro, a criação de novos escalões de Sub18 (masculino e feminino).
No entanto, o clube envia esta nota como alerta para “a falta de instalações desportivas para o normal desenvolvimento dos treinos e jogos oficiais”, o que poderá “impedir a continuidade do trabalho e que poderá equacionar o futuro do clube”. Neste âmbito, o clube lamenta a não inscrição da equipa de seniores masculinos, a disputar o Campeonato Nacional da 2ª divisão, uma decisão que “em grande parte se deveu à falta de instalações desportivas adequadas para disputar os jogos oficiais”.
Até ao momento, os jogos estavam a ser disputados no Pavilhão da Escola de Arnoso de Santa Maria, no entanto, não tinha todas as condições necessárias: “espaço não dispunha das marcações oficiais e de marcador eletrónico, investimento que teve de ser efetuado pelo clube, com comparticipação financeira por parte da Câmara Municipal”, pode ler-se no comunicado. Neste local foram surgindo ainda outros problemas, como a acumulação de humidade no piso durante o inverno, o que “inviabiliza a realização de jogos e treinos”. A iluminação também se revelou “insuficiente, muito abaixo dos níveis mínimos exigidos para a disputa de jogos oficiais”. Além dos problemas técnicos deste pavilhão, o clube salienta também, na nota, a distância do centro urbana como um entrave para o desenvolvimento do FamaBasket.
Assim sendo, esta época, o clube expõe que já deu início às suas atividades “no início deste mês de setembro, mas ainda não dispõe de locais definitivos para o desenvolvimento dos treinos, apenas realizou treinos até ao momento no Pavilhão da PSP”. Nas próximas semanas, o espaço para treinos ainda não está definido, mas existe a possibilidade de utilizar vários, nomeadamente o Pavilhão da PSP, a Escola Júlio Brandão, a Escola D. Sancho I, a Escola Nuno Simões e a Escola D. Maria II. Uma realidade que, segundo o clube, não é favorável, e que implica um “transtorno” para se desdobrarem por diversos espaços, sendo que alguns destes podem implicar custos e “nenhum deles tem as condições desejáveis para a prática da modalidade”. Está em questão estes espaços não terem dimensões mínimas de um campo de basquetebol, não terem marcações oficiais e ainda a qualidade das tabelas e dos pisos.
O clube destaca ainda que “o apoio financeiro prestado pela Câmara Municipal ao FamaBasket não é suficiente para suportar os encargos com os espaços de treino e jogo”. O documento refere também a falta de condições existentes para a prática dos jovens nos espaços públicos, destacando que “há uma necessidade muito grande de espaços alternativos de “Streetbasket” , nomeadamente de campos de basket 3×3.
Em conclusão, a nota evidencia a falta de pavilhões/polidesportivos existentes no concelho que “são manifestamente insuficientes para as modalidades de pavilhão, que se vêm assim impedidas de desenvolver outro tipo de trabalho, que permita dar outra projeção aos clubes e atletas de Famalicão”. “Parece-me claro que o futebol dispõe de outras condições não comparáveis com qualquer outra modalidade, e que a Câmara Municipal investiu e continua a investir valores consideráveis nas instalações/equipamentos associadas a esta modalidade, em claro detrimento das restantes modalidades”, conclui o documento.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão foi contactada sobre a nota exposta, mas diz não ter qualquer declaração a fazer sobre o assunto.
Comentários sobre o post