O CX A2D ainda sonhou com a manutenção até à última sessão.
O grande momento do Xadrez nacional coletivo teve como grande vencedor A.XAT Montemor-o- Novo com uma performance 100% vitoriosa, um feito raro neste tipo de competições e muito valorizado pela forte concorrência.
PUBLICIDADE
Na nona ronda a A.XAT venceu a jovem equipa famalicense Clube de Xadrez A2D, por 3-1, que lutou até ao último instante pela permanência na elite do Xadrez nacional. O CX A2D ainda sonhou com a manutenção até à última sessão, depois de alcançar 2 vitórias na 4.ª e 8.ª sessões, revelando uma excelente réplica em todos os jogos disputados. A equipa A do CX A2D que já conta com 5 presenças na elite nacional (2014, 2015, 2016, 2018 e 2021) classificou-se em 9.º lugar e continuou a revelar o seu ADN ao apresentar uma formação constituída apenas por jogadores portugueses, fruto da aposta na formação de jovens valores do xadrez famalicense. Desta forma, na próxima época xadrezística, 2021/2022, disputará a 2.ª Divisão Nacional.
A equipa A do CX A2D foi formada por 6 atletas, 4 deles estreantes na 1.ª Divisão Nacional por Equipas, à exceção dos dois primeiros tabuleiros: Luís Romano (Capitão), Mestre Nacional Ivo Dias, João Romano, José Santos, Bruno Ribeiro e WCM Mariana Silva.
Excetuando a recém-promovida equipa leiriense CCD CORVOS DO LIS, que se posicionou em 10.º lugar, todas as restantes equipas reforçaram-se e apresentaram nesta semana Mestres Internacionais titulados, elevando o nível de xadrez praticado em Portugal para patamares mais elevados. A 3.ª equipa despromovida à 2.ª Divisão Nacional foi o clube maiato O AMANHÃ DA CRIANÇA A que se classificou em 8.º lugar.
A nível individual destacou-se neste campeonato o grande mestre espanhol José Francisco Cuenca, que, ora defendendo o terceiro tabuleiro, ora defendendo o quarto tabuleiro da A.XAT, ganhou as partidas todas que jogou. “Pepe”, também popular comentar de xadrez no site Chess24, foi o “senhor 100%” desta 1.ª Divisão, com oito vitórias em oito partidas.
Mais Informações aqui.
Comentários sobre o post