Processo de certificação de Famalicão integra-se na estratégia de promoção da agenda Smart City.
A cidade de Vila Nova de Famalicão, foi reconhecida pela World Council on City Data (WCCD), com o nível de Gold no âmbito do referencial normativo “ISO 37 120 Sustainable cities and communities — Indicators for city services and quality of life”. O certificado é o segundo mais elevado (de cinco possíveis) no reconhecimento que a Cidade pode obter em termos de Desenvolvimento Sustentável e de qualidade de vida. Esta certificação avalia mais de 100 indicadores que medem a eficiência dos serviços públicos e a qualidade de vida dos cidadãos, em áreas como a economia, a governança, o ambiente, mobilidade, educação, finanças municipais, habitação, segurança, cultura, desporto, qualidade da água pública, bem como os modos de vida urbana. Os indicadores são certificados por verificadores externos, independentes e internacionais, permitindo comparar Famalicão com outras cidades do mundo inteiro. Proporciona total transparência dos resultados de desempenho da cidade a todas as partes interessadas.
PUBLICIDADE
Vila Nova de Famalicão integra, assim, o grupo muito restrito, a nível nacional, de cidades reconhecidas com o certificado. Para além de Famalicão, apenas Porto, Sintra e Cascais também viram o seu esforço reconhecido.
A cerimónia de apresentação da ISO 37120 decorreu a semana passada de forma simbólica através da plataforma Zoom e contou com as presenças da responsável da World Council on City Data, Patricia Mc Carney, do diretor municipal, Vitor Moreira e do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.
Patricia Mc Carney deu os parabéns à cidade de Famalicão afirmando que “isto é um certificado WCCD ISSO 37120 e é uma verdadeira demonstração da dedicação que a cidade tem à construção de um centro de dados de alto calibre, que possa informar planeamento, informar a gestão dos governos de toda a cidade e conduzir uma prosperidade sustentável para o futuro dos vossos cidadãos, por isso, muitos parabéns.”
O processo de certificação de Famalicão integra-se na estratégia de promoção da agenda Smart City, e neste âmbito, Vítor Moreira que coordena esta estratégia, realçou a interligação da monitorização com a implementação da B-Smart Famalicão. “O município de Famalicão pretende monitorizar o seu território, acompanhando o seu desenvolvimento e colocando à disposição da população e dos decisores políticos ferramentas que melhor permitam desenhar as políticas que a todos sirvam”, salientou.
Por seu lado, Paulo Cunha realçou o facto de desde o princípio do mandato ter lançado as linhas orientadoras da promoção da qualidade de vida dos famalicenses nas mais diversas áreas de atuação do município.
“A promoção da qualidade de vida de todos os famalicenses foi sempre a grande ambição deste executivo municipal. Ora, o escrutínio, a transparência, o prestar constante de informação aos famalicenses foi sempre o mote da atuação municipal”, referiu, realçando que “este é um momento significativo desta disponibilidade, deste querer prestar contas aos famalicenses. É o momento em que sujeitamos as nossas ações, as ações não só da Câmara municipal e os seus colaboradores, mas também dos famalicenses, a um julgamento internacional e com padrões idênticos aos das mais diversas cidades do mundo. Termos conseguido esta distinção enche-nos de orgulho, mas responsabiliza-nos ainda mais para o futuro.”
Comentários sobre o post