A Universidade do Minho (UMinho) atribuiu, esta quarta-feira, o Prémio de Mérito Científico ao investigador Miguel Oliveira e o Prémio de Mérito na Docência à professora Sónia Caridade. Os galardões, entregues durante a cerimónia do 52.º aniversário da instituição, visam reconhecer a excelência na investigação e a inovação pedagógica no seio da academia.
Miguel Oliveira, do Instituto I3Bs, foi distinguido pelo seu trabalho de quase duas décadas em biomateriais e engenharia de tecidos, com foco no tratamento de lesões músculo-esqueléticas e no combate ao cancro. Com mais de 400 publicações e 24 patentes, o investigador destacou a motivação de ser reconhecido pela sua “casa” e a ambição de levar a inovação ao mercado através de uma futura start-up, refere uma nota enviada à comunicação social.
No campo do ensino, Sónia Caridade, da Escola de Psicologia, tornou-se a segunda docente a receber este prémio (criado em 2025). A professora e perita forense dedicou a distinção aos seus estudantes e colegas, sublinhando que o sucesso pedagógico é um processo de “co-construção” e inovação contínua no âmbito de projetos como o consórcio EPIC, pode ler-se.
Estes prémios reforçam o compromisso da UMinho em valorizar o percurso dos seus ativos que mais se destacam no panorama científico e educativo nacional e internacional, conclui.
PUBLICIDADE






















Comentários sobre o post