Um grupo de catequistas e as suas famílias uniram-se para reabilitar a festividade do padroeiro. A comissão já está no terreno com iniciativas de angariação de fundos, incluindo um evento gastronómico especial de São Valentim já este sábado.
A paróquia de Novais prepara-se para viver um momento histórico. Segundo os relatos dos moradores e paroquianos mais antigos, a Festa em Honra de São Simão não se realiza há cerca de 30 anos, um interregno que está prestes a terminar graças à iniciativa de um grupo local, refere uma nota enviada à nossa redação.
A ideia partiu das catequistas da paróquia que, perante a falta de voluntários iniciais, decidiram mobilizar os seus próprios maridos e familiares para formar a nova Comissão de Festas. Imbuída de um espírito de amizade e compromisso, esta equipa assumiu a missão de devolver à comunidade e às freguesias vizinhas o tradicional fim-de-semana de alegria e fé dedicado ao padroeiro de Novais, pode ler-se.
Para viabilizar o evento, a Comissão já tem em curso diversas atividades para angariar verbas. Atualmente, os paroquianos podem contar com:
Pequenos-almoços: Servidos antes da Eucaristia dominical.
Convívio pós-missa: Onde não faltam as tradicionais cubas, gins e favaios, acompanhados pela indispensável chouriça assada.
Tasquinhas arrancam este sábado
O próximo grande marco na agenda da Comissão acontece já este sábado, dia 14. Aproveitando o simbolismo do Dia de São Valentim, terá lugar a primeira edição das “Tasquinhas”.
O evento contará com um serviço de take-away ao almoço, com os pratos típicos da região — rojões e papas de sarrabulho — seguindo-se uma tarde dedicada aos petiscos diversos.
A organização apela agora à generosidade e participação de toda a população e amigos de Novais, sublinhando que o sucesso deste regresso histórico depende do contributo de todos, conclui.
PUBLICIDADE
























Comentários sobre o post